Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB Sebastião da Gama (Estremoz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

mais de cinco anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Horta Biológica; Bonecos de Estremoz; O Homem e o Ambiente; Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na nossa escola é muito pequena e a escassez de água da chuva, para rega, não permite o cultivo de espécies hortícolas mais exigentes. No entanto, a pequena horta escolar é considerada como um “laboratório vivo”, isto porque, é possível acompanhar todo o desenvolvimento das plantas, desde a sementeira até à produção. Esta atividade enriquece o currículo escolar, melhora a interação e cooperação entre os alunos ao cuidarem da manutenção das plantas , além de proporcionar produtos alimentícios saudáveis, livres de químicos tóxicos (embora em pequenas quantidades).

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita, quando necessário, pelos alunos com supervisão de um dos professores.
Normalmente os alunos organizam-se na distribuição de tarefas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do terreno é feita no início do ano letivo para retirar restos de ervas daninhas e raízes de plantas que secaram. A mobilização é feita em seguida para que se possa depois plantar/ semear. Nesta altura já se junta à terra algum fertilizante que exista no compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Principalmente com folhagem seca das árvores (que são bastantes no recinto escolar)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Leguminosas (favas)
Couves
Tomates
Ervas aromáticas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tudo em pequena quantidade (não pesamos o que é produzido)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Como a maioria dos alunos que cuidam da horta biológica são oriundos de uma comunidade de etnia, alguns produtos são oferecidos às suas famílias.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva armazenada nunca é suficiente para suportar o período de rega numa região com temperaturas bastante elevadas, sendo, por vezes, a mesma feita com recurso a água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Apenas pela observação direta das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não foram combatidas, deixámos essa tarefa para os seus predadores.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: