Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta nesta escola há 7 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

40m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as disciplinas participam na dinâmica da horta.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180 (todos)

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na colheita de alguns produtos da horta (batatas, limões, hortelã, salsa e coentros) que os alunos levam para casa e no fornecimento de algumas sementes e plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Devido às dimensões reduzidas da nossa horta, os produtos criados são em pequenas quantidades, pelo que não são postos à venda na comunidade educativa, sendo canalizados para o refeitório escolar ou doados aos alunos.
Através da dinamização da horta biológica, pretende-se incutir nos alunos o conhecimento das plantas, a forma como estas são cultivadas e os cuidados que devemos ter para a sua proteção e crescimento, de forma saudável e em harmonia com a Natureza.
Deste modo, através das atividades práticas regulares e orientadas, a horta biológica proporcionou aos alunos a oportunidade de:
- Conhecer o ciclo de vida de plantas utilizadas na nossa alimentação (sementeira, germinação, plantação, manutenção, colheita, recolha de sementes para fazer novas sementeiras nas épocas adequadas...) e compreender a importância de respeitar esse ciclo natural, sem recurso a produtos químicos.
- Conhecer plantas aromáticas, a sua importância e o seu papel na horta biológica e a sua utilização em culinária, nomeadamente na aromatização de pratos regionais, em chás e águas aromatizadas.
- Aprender técnicas de agricultura biológica.
- Conhecer as vantagens da agricultura biológica e do consumo dos produtos biológicos.
- Desenvolver valores e atitudes que promovam a sustentabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No início de cada período letivo, a Coordenadora Eco-Escolas reúne com o representante da Câmara Municipal de Évora no Conselho Eco-Escolas, (Engenheiro João Martins) que também nos apoia na manutenção da horta, para elaborar uma calendarização das principais atividades a desenvolver, de acordo com a sazonalidade (colheitas, sementeiras, plantações...). Em seguida, esta calendarização é divulgada em todas as turmas. Cada turma faz a sua inscrição numa ou em mais atividades, de acordo com os seus interesses e as planificações das várias disciplinas. Esta calendarização é depois afixada no painel eco-escolas. Nas inscrições, normalmente é tida em conta a articulação curricular e a diversificação de atividades realizadas por cada turma.
Para as atividades de rotina (regar, mondar as ervas, sachar...) é feita uma distribuição semanal, por turma, para o ano letivo e que também é afixada. A organização dos grupos dentro de cada turma é da responsabilidade do professor titular e dos alunos, em conselho de turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

A primeira atividade deste ano letivo foi a apanha das batatas-doces, plantadas no final do ano letivo anterior. Por exigir alguma força e cuidado para não danificar as batatas, a tarefa de as desenterrar ficou a cargo do engenheiro João Martins, que nos apoia nas atividades da horta, sob a observação atenta dos alunos do 2ºB. Depois de desenterradas as batatas, as mesmas foram distribuídas pelos alunos, a fim destes as levarem para casa.
A preparação do solo para a próxima sementeira é da responsabilidade do Sr. João Martins.
Ao longo do ano, a manutenção depende das culturas e das inscrições das turmas nas diferentes atividades.
Algumas culturas, como por exemplo a sementeira das favas e das batatas, são feitas em “manta suja”, em que as ervas e restos de culturas anteriores não são retiradas, ficam tapadas com a terra ao abrir os regos para as novas culturas, funcionando como fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Como nos anos anteriores, continuamos a utilizar os dois espaços que se destinam apenas a compostagem de folhas das árvores, que são imensas no outono pois temos muitos plátanos junto à escola e outras árvores de folha caduca no pátio da escola, ramos que se cortam e ervas da limpeza dos canteiros.
Este ano letivo, continuámos a usar o compostor adquirido no ano anterior para depositar os resíduos de provenientes da cozinha, tanto matéria húmida (cascas das frutas, das batatas, das cenouras, folhas de alface, couve...) como também matéria seca (caixas dos ovos e outros tipos de cartão). Também são colocadas folhas e pequenos ramos neste compostor.
Como são muitos os resíduos produzidos na cozinha, no início deste ano letivo adquirimos um segundo pequeno compostor de jardim, através do projeto de Compostagem Municipal de Évora, utilizado principalmente para a colocação dos resíduos provenientes dos lanches dos alunos. Em cada turma é feita a recolha diária nos comedores de lanches e, a seguir ao último intervalo, o aluno responsável pela tarefa vai depositar os restos de matéria orgânica no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são realizadas de acordo com a época do ano.
No presente ano letivo, foram cultivados os seguintes produtos: batatas, tremoços, favas e chícharos. Com as sementes recolhidas no ano anterior, semeámos couves, coentros e salsa. Também plantámos alho-francês.
Num dos canteiros, mantivemos o espaço das acelgas semeadas há três anos e que, este ano, voltaram a surgir espontaneamente.
Mantivemos do ano anterior as aromáticas: hortelã-comum, hortelã-pimenta, alecrim, sálvia, lúcia-lima, alfazema, manjerona, arruda, chá-príncipe, hortelã-chocolate, tomilho, tomilho-limão, segurelha, sálvia-tricolor e sálvia-limão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: