Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de Santo António dos Cavaleiros (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5

2. Área aproximada da horta (m²):

12 m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns voluntários que colaboram na preparação e limpeza do terreno.
Na compra de algumas sementes e plantas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Alimentação mais biológica
Maior interesse sobre os alimentos produzidos
Curiosidade em provar mais legumes
Cuidados a ter, com a rega e monda

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O terreno é preparado por adultos (colaboradores e/ou voluntários) para que as crianças possam remexer para semear e plantar o que é da época.
As 6 salas de pré escolar definem o que cada uma vai semear ou plantar e fazem visitas à horta em momentos diferentes.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo por adultos e crianças, é remexida a terra e misturado o composto. As crianças tiram as ervas daninhas e com pequenos utensílios remexem a terra com a ajuda dos adultos, de modo a preparar a sementeira ou plantação,

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com as folhas que caiem das árvores no espaço escolar, as cascas da fruta que comem diariamente nas salas e no refeitório, bem como restos de hortícolas que trazem de casa.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos vão essencialmente para consumo das crianças que comem ao natural.
.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nas horas de menos calor com pequenos regadores ou com mangueira para dar oportunidade às crianças de participarem.
Pretendemos conseguir recolher a água da chuva para depois ser aproveitada nas regas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Os adultos responsáveis verificam se há algum problema com as plantas sempre que fazem a rega semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: