Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1 das Acácias (Benavente)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

9

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

É pedida a colaboração das famílias em vários momentos: envio de plantas; envio de material para o compostor; aquisição dos produtos da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem sido ao longo destes anos um excelente local de aprendizagem , um verdadeiro laboratório.
Promove as aulas ao ar livre e a realização de estudos/projetos na Natureza.
Para além das compeências científicas os alunos desenvolvem também uma consciência cívica e de respeito pela Natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São constituidos grupos de trabalho nas várias turmas da escola ( semanalmente) e com acompanhamento de um ou dois adultos estes alunos realizam o trabalho que é necessário fazer na horta ( limpeza, preparação do solo, plantação, limpeza das ervas daninhas, colheitas, etc)

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo é feita pelos intervenientes. Após a colheita dos produtos, arrancam-se as ervas daninhas que possam existir ( posteriormente, são colocadas no compostor.) , de seguida a terra é escavada e fertilizada com húmus resultante do compostor, com alguma cinza e

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Plantas retiradas da limpeza da horta, cascas de batata, casca de fruta, casca de ovos, borras de café., folhas secas...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São confecionadas sopas, saladas e doces na escola.

São vendidos à comunidade escolar

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Foi instalada rega gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: