Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Profi. de Desenv. Rural de Abrantes (Abrantes)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10.000 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Formação em Contexto Trabalho e Produção Vegetal

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os produtos produzidos são disponibilizados em feiras e mercados.
Organização de cabazes para efeitos solidários.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Em contexto de aula é feita a manutenção das culturas e todos os alunos intervêm nas mesmas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A fertilização é feita com estrume proveniente dos animais existentes na Herdade (Escola) e a mobilização do solo é realizada com alfaias. A limpeza é realizada através de operações manuais realizadas pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São colocados no biocompostor existente todos os materiais provenientes da limpeza e excedentes dos produtos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve portuguesa; brócolos; couve lombarda; couve flor, alho francês, cebola, favas, alfaces, couve coração, salsa, coentros, nabiças, ervilha de quebrar, cabeça de nabo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Couve portuguesa: 58 Kg
Brócolos: 24 Kg
Couve lombarda:15 Kg
Couve flor: 23 Kg
Alface: 65Kg
Couve coração - 98 Kg
Nabiças: 12Kg
salsa: 1 Kg
Coentros: 1 kg
ervilha de quebrar: 14 Kg
cabeça de nabo: 14 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Refeitório da escola, feiras, mercados e venda no armazém.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Só são realizadas regas quando as culturas necessitam, e nesta situação é utilizada a água proveniente da barragem existente na escola.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. A monitorização é feita com armadilhas cromatrópicas semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Caprinos, ovinos, bovinos e equinos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos: diariamente as saladas e as sopas no refeitório são maioritariamente confecionadas com os produtos provenientes da horta. Os alunos participam desde a produção até à colheita e lavagem dos mesmos. Estes mesmos produtos, por vezes são direcionados para a confeção de ementas do Curso de Cozinha/Pastelaria. 10 a 15 pessoas envolvidas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na Horta - de acordo com o horário semanal dos alunos (5 a 6 horas semanais). São envolvidos cinquenta alunos do Curso Técnico Agropecuária e três professores.
Durante as aulas é feito o registo fotográfico e disponibilizado através das redes sociais da escola.No inicio da aula é explicado a forma correta de desenvolver essa ação em termos de agricultura biológica e depois os alunos realizam a mesma de acordo com a explicação.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Em termos de sustentabilidade a utilização do estrume proveniente da produção animal e a compostagem permitem enriquecer o solo e utilizar todos os excedentes.

15.1. Link para a página da horta:

(https://pt-pt.facebook.com/people/Epdra-Escola-Profissional/100063820062799/) (https://instagram.com/epdraescolaprofissional?igshid=YmMyMTA2M2Y=)