Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

mais de 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

ciências naturais e cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aulas práticas. Na horta podemos abordar os conceitos de ecossistema, fatores bióticos, abióticos lecionados no 8ºano;
Podemos mostrar o tipo de folha, caules e flor (reprodução) lecionados no 6ºano;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Nas aulas de ciências fazemos à limpeza do terreno e procedemos à plantação ou sementeira.
Os alunos são motivados a regar a horta, contudo é uma tarefa muito difícil, porque não possuímos um sistema de rega que facilite este trabalho.
Por isso, os alunos têm que ser acompanhados com o professor para regar ou com baldes ou com mangueira, que ligamos a uma sala que tem aulas, pois não temos pontos de rega exteriores. Encontram-se danificados.
A manutenção da horta tem sido difícil, uma vez que ainda não fizemos um clube da horta, para ser trabalhar em horas extracurriculares. Tudo que é feito na horta é durante 50 ou 100 minutos de hora letiva.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro retiramos as ervas daninhas, em seguida arejamos o terreno.
Em seguida colocamos fertilizante biológico e colocamos a nossa planta, cobrindo as raízes.
Regamos a volta da planta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega tem sido difícil, porque como não temos água no exterior, os alunos têm dificuldade de regar sozinhos. Uma vez deixamos um balde para facilitar este trabalho, mas semanas depois desapareceu.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Compramos um pó natural

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Vendemos algumas alfaces, nabos e couves à comunidade escolar (professores);

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos levaram couves e alfaces para casa;
Os alunos levaram alfaces para os animais que já não estavam próprias para consumo;

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas práticas

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.aeghd.pt