Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento e sala especializada

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem vindo a ganhar uma grande importância no nosso espaço escolar. Os alunos pedem-nos para a regar mesmo em tempo de intervalo e tem sido muito interessante ver a felicidade deles ao ver os legumes a crescer, a plantas a florir.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na aula de cidadania do 7ºD, 7ºE e 8ºC quase semanal é feita a manutenção da horta. Ao longo da semana os alunos da sala especializada fazem também este trabalho.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo no início do ano letivo é revolvido pela camara municipal do Barreiro, retira-se as ervas e comoca-se adubo vindo da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais utilizados no CEF de bar/restauração, sala especializada e trazidos por alguns alunos e professores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Favas, couves, tomates, alho francês, alho, abóboras, batatas, alface, beterraba, coentros, hortelã, sala e espinafres

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Estes ano colhemos perto de 10 kg de favas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Desses 10 kg foram vendidos 5kg e os restantes servirão para confecionar uma refeição com os alunos. O dinheiro da venda servirá para comprar os restantes ingredientes para a confeção das favas.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é sempre feita primeiro com a aágua recolhida e só depois com a magueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas na horta tem sido uma prática recorrente no presente ano letivo. São atribuídas tarefas aos alunos e todos eles têm uma função específica na horta

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: