Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Vale Aveiras (Azambuja)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Tem mais de 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Física, Ciências Naturais, Dt+, Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos envolvem-se efetivamente na manutenção da estufa, no sucesso das suas culturas e na venda dos produtos para recuperação da mesma após ter sido danificada por um vendaval.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta resulta da articulação do projeto de turma do 5º A, onde estão envolvidas a maioria das disciplinas, com a elaboração de músicas e refrões em Educação Musical, elaboração de cartões com a identificação das culturas a Educação Visual e História e Geografia de Portugal, com frases elaboradas nas diciplinas de Português, Inglês e com colaboração do Português Língua Não Materna, Educação Física e Cências na preparação do solo, manutenção da estufa com as mondas e rega, construção da banca para venda de produtos em DT+ e Educação Tecnológica, Matemática com a comtabilização dos gastos e ganhos, mas também da necessidade de envolver crianças da Educação Especial em tarefas práticas que vão de encontro às suas necessidades.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e preparação do terreno foi manualmente, com ajuda de alguns colegas para cavar e revirar o terreno, montagem dos camalhões pelos alunos, monda e rega feita pelos alunos nas disciplinas de Dt+ e educação Física.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O compostor que tinhamos escontra-se danificado.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve, tomate, coentros, salsa até ao momento.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 30 Kg, com previsão de chegar aos 100kg com os tomateiros.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são vendidos à comunidade educativa de forma a ir de econtro ao projeto de turma do 5º A "Vamos recuperar a estufa" que tem como objetivo alcaçar 500€ fundamentais para substituir o plástico que se rompeu num vendaval.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Inicialmente, porque a cultura permitia, com sistema de rega, gota-a-gota. Em alguns casos, como no tomateiro, recorrendo a regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, mas por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas. A escola foi alvo de uma infestação que se concentro posteriormente na estufa. Pouco houve a fazer, recorrremos a estratégias que visaram afastar as formigas, utilizando borra de café ou borrifando com água e vinagre dissolvido. Pouco resultado obtivemos e prejudicou muito a cultura de couves, tendo a perda sido de cerca de 95% dessa cultura.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na realidade, mais uma feira para a comunidade. Na altura das colheitas, a comunidade é convidada a dquirir produtos da horta. Recorrendo a uma banca construída propositadamente para a venda de produtos da horta instalada no hall de entrada do agrupamento, os alunos efetuavam pregões de mercado para assinalar a venda dos produtos. Aderiram os funcionários da escola, encarregados de educação e professores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: