Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/PE do Estreito da Calheta (Calheta (Madeira))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe há 15 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 120 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Matemática, Português, Educação para a Cidadania, Expressão Plástica/Artes Visuais, Projeto "Ser feliz".

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram com a doação de sementes ou plantas para colocar na horta, assim como com alimento para as galinhas e para as ovelhas.
No início do ano, alguns encarregados de educação ou outros familiares ajudam na limpeza do terreno, e ao longo do ano, colaboram na plantação e apanha das culturas, assim como, na manutenção do terreno do terreno.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

odos os alunos assumem com responsabilidades as suas tarefas semanais da horta, tais como, a alimentação dos animais, o despejo dos resíduos alimentares no compostor e a rega dos legumes ou verduras. Algumas destas tarefas servem de introdução para o desenvolvimento de situações problemáticas, para a abordagem de temas relacionados com o estudo do meio, e ainda para proporcionar momentos criativos para o desenvolvimento das Expressões Artísticas.
A horta é ainda um espaço de lazer, para momentos de convívio.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma, desde o Pré-Escolar ao 4º ano, gere um talhão da horta e a respetiva plantação, monda, rega e colheita dos produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores da turma, das auxiliares e alguns encarregados de educação.

7. Como é feita a preparação do solo?

No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, auxiliares, e encarregados de educação. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocando dentro do compostor, que se situa na horta, os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.
Cada semana, uma turma fica responsável pela recolha e colocação dos resíduos no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos da horta foram foram consumidos pelos alunos nos lanches e restantes vendidos no mercadinho biológico da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor. Algumas das vezes é realizada pelos alunos, outras vezes por um auxiliar responsável por essa tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as culturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinhas e ovelhas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

No âmbito do Projeto “Ser Feliz”, os meninos e as meninas do 1°ano aprenderam a fazer um paté de atum. Depois foram colocar o óleo do atum ao Oleão, as cascas dos ovos ao compostor, visitaram os animais, a horta e regaram as plantas. Terminaram com um piquenique para saborear o paté.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Muitas vezes, aproveitamos as alfaces, os tomates e algumas frutas para a salada ou para acompanhamento nos lanches. Alguns dos legumes são usados na sopa. As ervas aromáticas usamos na confeção de chá ou para tempero na comida.
A nossa escola participou também no projeto Heróis da Fruta, que foi um bom complemento ao Programa Eco-Escolas, e incentivou nos alunos, a prática de uma alimentação mais saudável através dos diferentes tipos de fruta e os seus benefícios.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: