saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
A horta existe há 15 anos.
2. Área aproximada da horta (m²):
Aproximadamente 120 m2.
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
10
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Matemática, Português, Educação para a Cidadania, Expressão Plástica/Artes Visuais, Projeto "Ser feliz".
3.3. N.º de alunos envolvidos:
80
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
7
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias colaboram com a doação de sementes ou plantas para colocar na horta, assim como com alimento para as galinhas e para as ovelhas.
No início do ano, alguns encarregados de educação ou outros familiares ajudam na limpeza do terreno, e ao longo do ano, colaboram na plantação e apanha das culturas, assim como, na manutenção do terreno do terreno.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
odos os alunos assumem com responsabilidades as suas tarefas semanais da horta, tais como, a alimentação dos animais, o despejo dos resíduos alimentares no compostor e a rega dos legumes ou verduras. Algumas destas tarefas servem de introdução para o desenvolvimento de situações problemáticas, para a abordagem de temas relacionados com o estudo do meio, e ainda para proporcionar momentos criativos para o desenvolvimento das Expressões Artísticas.
A horta é ainda um espaço de lazer, para momentos de convívio.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma, desde o Pré-Escolar ao 4º ano, gere um talhão da horta e a respetiva plantação, monda, rega e colheita dos produtos. Para isso contam com o apoio dos respetivos professores da turma, das auxiliares e alguns encarregados de educação.
7. Como é feita a preparação do solo?
No período de férias de verão, o terreno fica em repouso sem culturas. Em setembro, no início das aulas, os alunos mondam os seus talhões que, posteriormente, são cavados pelos professores, auxiliares, e encarregados de educação. Antes de iniciarem as plantações, os alunos espalham o composto orgânico produzido através da compostagem doméstica na escola, durante o ano letivo anterior.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Colocando dentro do compostor, que se situa na horta, os restos de legumes, cascas de legumes e frutas, cascas de ovos, palha de cana de açúcar, relva seca, borras de café, sacos de chá, folhas do jardim e ervas sem sementes. Estes resíduos são recolhidos na escola ou trazidos de casa.
Cada semana, uma turma fica responsável pela recolha e colocação dos resíduos no compostor.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A maioria dos produtos da horta foram foram consumidos pelos alunos nos lanches e restantes vendidos no mercadinho biológico da escola.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Devido à falta de recursos financeiros, ainda não foi possível implementar o sistema de rega por levada (sistema tradicional da Madeira). Assim sendo, continuamos a usar a água de rede para regar. Sempre que possível, a rega é efetuada no início ou fim do dia, momentos de menos calor. Algumas das vezes é realizada pelos alunos, outras vezes por um auxiliar responsável por essa tarefa.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Não se têm registado quaisquer pragas na horta, pelo que não foi necessário tomar medidas de eliminação. O que se pratica é a prevenção, rodeando as culturas com plantas repelentes, aplicando cinzas de carvão e regando com chorume de urtigas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas e ovelhas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No âmbito do Projeto “Ser Feliz”, os meninos e as meninas do 1°ano aprenderam a fazer um paté de atum. Depois foram colocar o óleo do atum ao Oleão, as cascas dos ovos ao compostor, visitaram os animais, a horta e regaram as plantas. Terminaram com um piquenique para saborear o paté.
Atividade 2:
Descrição:
Muitas vezes, aproveitamos as alfaces, os tomates e algumas frutas para a salada ou para acompanhamento nos lanches. Alguns dos legumes são usados na sopa. As ervas aromáticas usamos na confeção de chá ou para tempero na comida.
A nossa escola participou também no projeto Heróis da Fruta, que foi um bom complemento ao Programa Eco-Escolas, e incentivou nos alunos, a prática de uma alimentação mais saudável através dos diferentes tipos de fruta e os seus benefícios.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: