Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Externato Princesa D. Maria Amélia (Funchal)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta existe a alguns meses

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

20

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Portuguê, Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

300

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi pedido as famílias, as sementes para a nossa horta; as latas para a casinha dos pássaros.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta escolar contribuiu para que os alunos percebessem da importância do respeito pela natureza;
Aprendam de forma lúdica e divertida;
Descarreguem as energias e se sintam calmos e tranquilos;
A partilha em casa dos trabalhos realizados na horta;
Consciencialização para a mudanças de hábitos alimentares saudáveis;
Despertar um novo olhar para os problemas de devastação do meio ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias cada turma tem a oportunidade de ir até a horta e realizar pequenos trabalhos de manutenção, assim como plantar novas coisas. A inserção de outros elementos fica a critério de cada sala (pedras decoradas que delimitam espaço, caixas para os pássaros, cata-ventos, entre outros). Os mais pequenos, ficaram com a tarefa de "embelezar" a horta com os vários elementos, assim como regar as ervas aromáticas, os mais velhos ficaram incumbidos de preparar o terreno, plantar, transplantar e retirar as folhas que caem. Os professores ajudam na parte de tratar eventuais pragas que possam surgir. Depois de todas as turmas terem tido a oportunidade de lá irem, volta ao início. As funcionarias regam na impossibilidade de alguma turma não poder lá ir.

7. Como é feita a preparação do solo?

O espaço foi previamente preparado, procedeu-se a uma limpeza, removendo plantas instaladas e as suas raízes e pedras.

Antes de instalar uma cultura deve-se proceder à remoção de plantas instaladas e das suas raízes, assim como de pedras que possam danificar os equipamentos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estamos a começar a preparar o material para fazer, pretendemos utilizar as plantas secas, entre outras.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, alface roxa, beterraba, couve, milho, feijão, ervilha, favas, cana de açúcar, morangueiro, maracujazeiro, hortelã, lavanda, salsa, camomila, stevia, cidreira, funcho, coentros, tomateiro, orégãos, manjericão, cebolinho, bróculos, abóbora.

Algumas das consociações:

Alface - couve flor;
Tomate - bróculos
Abóbora - feijão - milho
Beterraba - morangueiro

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da nossa horta, são utilizados no refeitório da escola para consumo dos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As vezes com a agua da chuva regamos as ervas aromáticas que estão dispostas em garrafões, as restantes plantas normalmente são regadas com um sistema de rega.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, todas as semanas, os diferentes alunos que vão a horta verificam da se existe alguma praga/ doença a ser tratada.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Alguma lesma comeu as folhas do feijão. Para combater borrifamos as folhas com água e alho, como não funcionou utilizamos água com sabão azul.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Instrumentos

Nesta atividade, os alunos identificaram os nomes dos instrumentos que são utilizados manutenção e cultivo na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Desafio da Identificação de Plantas

Nesta atividade através dos sentidos, os alunos tentaram identificar as plantas da horta. Depois dialogaram sobre características e gostos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Projeto de Arte na Horta

Neste projeto, os alunos foram incentivados a expressarem sua criatividade através da arte na horta. Os alunos pintaram pedras para delimitar a nossa horta. Com os elementos encontrados na área e após uma limpeza, os alunos criaram desenhos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Para realçar a nossa horta colocamos um espantalho, um placa com o nome da nossa horta e também fizemos um regador com rolhas que serve de decoração da mesma. As nossas plantas estão identificadas com placas e de forma a delimitar o espaço colocamos pedras decoradas pelos alunos.

15.1. Link para a página da horta:

Está a ser construida