Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

15 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

formação pessoal e social, conhecimento do mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

48

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

No inicio do ano letivo é sempre lançado o desafio aos encarregados de educação para uma possível colaboração. Este ano disponibilizou-se 1 avô. Sempre que é necessário para algum trabalho mais pesado ou que requer mais tempo , os voluntários entram em ação ( cavar a terra, podar algum ramo mais alto...)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Na comunidade- O agrado por os seus educandos terem acesso a este tipo de atividade, e um elemento diferenciador das outras escolas do Agrupamento.
Nas crianças - Conhecimento do ciclo do crescimento das plantas, quais os seus vários habitantes( insetos), o que é a compostagem, o prazer de brincar na terra e a descoberta do que ela têm, a possibilidade das atividades ao ar livre.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?


Conforme o que é necessário fazer assim se decide quem faz e quando. A decisão das tarefas de sementeira e plantação é mais de umas das educadoras que tem mais conhecimentos de agricultura. As atividades de manutenção e limpeza é realizada pelas duas de acordo com o que é necessário fazer. O facto de ser uma tarefa realizada pelas duas há algum tempo já possibilita algum tipo de autonomia. O planeamento é feito tendo em conta o calendário natural das sementeiras e em consequência o que é necessário fazer na horta, quer seja limpeza, sementeira, plantação...
Dada o tamanho das copas das árvores que rodeiam a horta, a sombra é muita, limitando muito o tipo e a quantidade de sementeira que é possível fazer . Assim só as sementeiras de inverno é que garantem algum sucesso- trigo, favas e tremoços e no verão os feijões

7. Como é feita a preparação do solo?


A limpeza do terreno é realizada pelos elementos da escola em colaboração com as crianças.
O trabalhar da terra é feito pelo avô. O solo é fertilizado com o composto retirado do compostor e caso não chegue, com composto orgânico da Lipor- Nutrimais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi enviado aos pais um email com um pedido de colaboração para que durante uma semana através dos seus educandos enviassem biorresiduos ( cascas de fruta, cascas de ovos, restos de hortaliça e borras de café). Todo esse material é colocado no compostor que depois continua a ser alimentado com os biorresiduos da fruta escolar e da cantina . Durante essa semana foram expostos trabalhos sobre a compostagem como fonte de informação e também como lembrança para trazerem os resíduos para a compostagem.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Devido á sombra estes últimos anos semeamos quase que só favas, tremoços , trigo e feijões.
Sementeiras ou plantações mais sensíveis ou mais de primavera/verão não sobrevivem por falta de sol ou porque os pássaros as comem ( ex: alfaces)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas- +/- 6 kgs
trigo- produção residual já que é muito para as crianças saberem o que é o trigo
tremoços - 2kgs

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

As favas para a sopa ou para casa das crianças , conforme a produção
os tremoços será a semente do próximo ano

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existem dois bidões redondos na horta que estão sempre abertos em tempo de chuva para recolher a água que lá cair. Os canos do telhado ficam muito longe da horta e teriam que ser cortados para se poder fazer a recolha da água, o que não nos é permitido.
A rega é feita com mangueira e para diminuir o desperdício, os bidões quando não tem água da chuva, são cheios com água da rede para ser usada na rega das culturas mais pequenas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?


A monitorização é um pouco empírica, já que a pouca variedade de plantas o permite. Conforme vamos tratando das plantas vamos também estando atentas ao seu estado e ás suas necessidades.
Olhar atento ao piolho ou outra praga pequena que surja é um procedimento comum. Para evitar um ataque mais intenso ao longo da horta existem diferentes plantas aromáticas. Para evitar os caracóis colocamos cascas de ovo triturado. Quando o ataque fica fora de controle os produtos usados apesar de serem comerciais são biológicos

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: