Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro de Bem Estar Social da Zona Alta (Torres Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

16 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

25m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as áreas curriculares das OCEPE

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participaram ativamente ao longo do ano letivo.
Numa 1ª fase através da limpeza da horta.
Numa 2ªfase através da plantação de hortícolas.
Numa 3ªfase através da colocação de estacas para apoio do crescimento das hortícolas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impato nas nossas crianças foi sentido sobretudo em dois pontos: na alimentação, onde notamos que as crianças comem com mais satisfação as hortícolas por elas plantadas, e nas aprendizagens/ conhecimentos adquiridos. O projeto da horta permitiu assim:
- A promoção de uma consciencialização da importância da agricultura sustentável, com o consumo das hortícolas biológicas plantadas pelas crianças.
- A promoção da observação do ciclo de crescimento das diferentes hortícolas.
- A promoção da importância da biodiversidade no espaço da horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta consistiu ao longo do ano na sua observação diária e sempre que necessário são realizadas tarefas, seja através da remoção de ervas daninhas, colocação de fertilizante natural, etc.

7. Como é feita a preparação do solo?

Com o grupo de crianças e com o apoio de um familiar procedeu-se à limpeza (arrancamos as ervas daninhas e lixo existente), depois da limpeza as crianças colocaram o composto orgânico obtido do nosso compostor. E mais tarde as crianças da sala ajudaram a colocar a cinza como fertilizante da terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

São recolhidos os desperdícios alimentares da nossa cozinha (Cascas de ovos, cascas de frutas, alface, couve,etc) e depois são colocados no compostar que se situa no recreio da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Plantamos feijão verde, tomate, alface, morangos.
Semeamos courgette, abóbora.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

18 Alfaces
4 Tomates
200gr de feijão verde

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio:
Confeção de salada de alface
Confeção de sandes com utilização de alface

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Quando a água da chuva não é suficiente, utilizamos água de rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, diariamente um grupo de crianças verifica se há doenças ou pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Após a recolha das alfaces da horta, confecionamos um lanche saudável. Aproveitando a época festiva alusiva à Páscoa as crianças elaboraram uma sandes em forma de coelho na qual as alfaces da horta foram um dos principais ingredientes. Esta atividade envolveu 25 alunos e 2 professores, e mais uma vez se percebeu que as crianças comem com mais satisfação os legumes por elas colhidos e também levam esse exemplo para o seu contexto familiar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Após observarmos que os morangos estavam prontos para colheita, o grupo de crianças apanhou-os, procedeu à sua lavagem e juntamente com outros frutos confecionamos uma salada de frutas. Esta atividade envolveu também 25 alunos e 2 professores e permitiu promover mais uma vez o aumento de consumo de frutas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Na sequência do acompanhamento do familiar de uma criança, que ao longo do ano letivo, se disponibilizou para apoiar na manutenção da horta, realizamos uma visita à sua horta com o grupo de 25 crianças a fim de observar um exemplo de horta biológica fora da escola.
Esta atividade acabou por ter um grande impato nas crianças, como avaliado pelo feedback que deram na escola, e em casa, junto das famílias.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: