Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/PE da Tabua (Ribeira Brava)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Bibliioteca e Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecimento de plantas e fertilizantes orgânicos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Cultivar uma horta na escola transforma teorias em prática, ensinando aos alunos o valor da agricultura sustentável e o respeito pela natureza.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está sobe a responsabilidade dos coordenadores eco-escolas no entanto, toda a comunidade escolar tem possibilidade de tomar iniciativa e fazer a manutenção total ou parcial quando entenderem.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é feita com a remoção das plantas infestantes (ervas daninhas), cavar da terra, acrescento de terra e fertilizante (nomeadamente excrementos de ovelha fornecidos por alguns encarregados de educação).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta e legumes folhas secas das árvores.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Videira, tomateiro, pitangueira, maracujazeiro, hortelã, fisális, morangueiro, bananeira, alecrim, milho, malva, batata doce, pimentão, araçaleiro, nespereira, asclepia, goiabeira e salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Sobremesa dos alunos (morangos, nésperas, fisalis e uvas) e venda na Feirinha da Horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

3 regas semanais ao início da manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

cochonilha nas videiras - Pulverização de óleo mineral e detergente; poda curta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Borboletas

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feirinha da horta
Realiza-se anualmente, no final do 3º período, envolvendo o Coordenador Eco-escolas e alunos do 4º ano. Os alunos participam na recolha, apresentação e venda dos produtos da feira que têm 2 proveniências: a horta da escola e ofertas da comunidade escolar visto a escola estar localizada numa zona rural. A realização da Feirinha da horta pretende valorizar os produtos obtidos na horta assim como os produtos de origem biológica e sustentável. São produtos essencialmente frutícolas e hortícolas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: