Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Não temos conhecimento da data de início da horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 50m².

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

12

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Artes Visuais, Educação para a Cidadania....

3.3. N.º de alunos envolvidos:

272

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Durante o ano letivo e sempre que solicitados.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é um lugar de aprendizagem na nossa escola. É na horta que a maioria dos alunos têm o primeiro contacto com a terra, conhecem as diferentes espécies de plantas e tomam conhecimento dos cuidados necessários para que as mesmas possam crescer e reproduzir-se.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A nossa horta é pequena, mas as tarefas são organizadas e repartidas de modo a que todos participem: alunos, professores, auxiliares, encarregados de educação...

7. Como é feita a preparação do solo?

No início do ano letivo é feita a limpeza de folhas e ervas secas que se encontram na horta.
Após a limpeza, é espalhado na terra o fertilizante que se encontra no contentor da compostagem. De seguida, a terra é cavada (remexida) por alguns encarregados de educação de modo a ficar preparada para iniciarmos as culturas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com cascas e restos de fruta, folhas e ervas daninhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Nabiça, alface, tomate, pepino, abóbora, couve, cenoura, alho francês, curgete....
Na horta também cultivamos outras espécies de plantas, como a figueira, a oliveira, a ameixeira, o alecrim, as sardinheiras, as suculentas...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Aproximadamente 50 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos cultivados são vendidos à comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita com a água recolhida da chuva. Quando já não existe, temos que obrigatoriamente recorrer à água que temos na escola para os produtos não morrerem.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não é necessário fazer monitorização uma vez que não se verificam pragas ou doenças na horta. Costumam aparecer algumas formigas mas até ao momento não atacaram os produtos.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realiza-se uma vez por ano o "Mercadinho Beare" aberto a toda a Comunidade Local, com a venda de produtos biológicos da Hortinha Beare e com produtos doados por toda a comunidade escolar.
(O mercadinho irá realizar-se durante o mês de junho, pelo que ainda não existe registo fotográfico).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos deslocam-se à horta acompanhados pelos professores onde iniciam, muitas vezes, as suas aulas concluindo-as na sala de aula.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos, os professores e as auxiliares fazem, regularmente, a manutenção da horta, regando, tirando as ervas daninhas e cuidando dos produtos cultivados.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Existe na Escola um espaço destinado a uma Horta que nos últimos anos voltou a ganhar vida.
Todas as semanas a horta é supervisionada por alguns professores que, com os alunos voluntários, cuidam dos produtos. Fazem-se mercados internos, em que os alunos vendem o que colhem na horta aos funcionários e professores. A verba recolhida serve para adquirir sementes para colocar na horta. Uma vez por ano realiza-se o "Mercadinho Beare" aberto a toda a Comunidade Local, com a venda de produtos biológicos da Hortinha Beare e com produtos doados por toda a comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

Todas as atividades da escola são publicadas na página do agrupamento, não havendo por enquanto, uma página específica da horta.