Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica da Ponte (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Responsabilidade "Terrário e Jardim"

3.3. N.º de alunos envolvidos:

21

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Alguns elementos da associação de pais colaboram semanalmente na gestão do espaço e materiais.
Todos os pais são convidados a participar pela oferta de materiais para a gestão e melhoramento da horta, aproximadamente com uma frequência mensal.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sensibilização para a importância da compostagem.
Sensibilização para as vantagens da agricultura biológica.
Promoção do contato com a produção agrícola.
Envolvimento dos pais e alunos nas tarefas da responsabilidade.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A gestão é feita semanalmente durante o período de funcionamento da responsabilidade "Terrário e Jardim", articulando-se o trabalho entre orientadores, alunos e assistentes operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos, com o apoio de orientadores, pais e assistentes operacionais, realizam as atividades de limpeza, mobilização e fertilização quando necessário, com ferramentas disponibilizadas pela escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos vegetais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas e

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Menos de 1 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Ofertas e vendas em mercadinhos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Gestão semanal entre alunos, orientadores e assistentes operacionais.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Visualmente, com frequência semanal.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nada a apontar.

15.1. Link para a página da horta: