Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária D. Dinis (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Três anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Maiss de 50 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias/ encarregados de educação participam quase sempre que solicitados. Contribuem com sementes/ plantas biológicas a utilizar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na comunidade e nos alunos possibilita o contacto com a natureza; desperta o interesse para o cultivo de horta; permite construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentabilidade do nosso planeta, promovendo uma consciência ecológica e hábitos de vida saudável e sustentável. Permite (In) formar sobre o modo de produção biológico; produzir alimentos naturais; consciencializar para a importância de consumir alimentos saudáveis e nutritivos; desenvolver uma maior interdisciplinaridade e integração dos saberes e desenvolver o espírito de grupo e entreajuda para dinamizar espaços exteriores.
O projeto facilita o desenvolvimento integral dos alunos e ajuda a melhorar a sua autoestima e satisfação pessoal, visto que proporciona a implementação de atividades altamente motivadoras que vinculam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta envolve alunos do 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e educação inclusiva, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação. Os alunos são responsáveis por preparar o solo, semear, plantar, regar e identificar as várias plantas. Posteriormente, efetuam a colheita da produção, sempre com a supervisão de adultos.

7. Como é feita a preparação do solo?

As operações de mobilização do solo são essenciais ao bom desenvolvimento das plantas.
É efetuado o corte e limpeza das ervas, retiradas as plantas infestantes, pequenas rochas e alguns resíduos que lá se encontravam e que iriam dificultar o crescimento e desenvolvimento das plantas.
Os resíduos verdes foram transportados para o compostor para se transformarem em composto, posteriormente o composto obtido servirá de fertilizante a utilizar em novas plantações.
Tendo em conta que o terreno é inclinado procedeu-se ao parcelamento (cultivo em socalcos) de rampas niveladas. O cultivo em socalco permite reduzir as perdas de solo e de água decorrentes da erosão e previne a formação de sulcos.
Seguidamente a terra foi revolvida com o auxílio da enxada (adultos) e sacho (alunos) de modo a ficar solta permitindo assim que circule melhor a água e o ar.
Na fertilização do solo cinzas e borras de café (fonte de azoto, fósforo e potássio), cascas de ovo (fornecem o cálcio necessário para o desenvolvimento celular das plantas), e húmus existente nos espaços exteriores da escola por forma a tornar o solo mais fofo, permeável, e mais fácil de manusear.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com os resíduos verdes (folhas secas, madeira da poda das árvores e aparas de relva) e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foi feita a sementeira de ervilhas (Pisum sativa) favas (Vivia faba), tremoço- branco (Lupinus albus), tremoço amarelo (Lupinus luteus).
Serão ainda plantados tomateiros (Solanum lycopersicum), chuchu (Sechium edule), e semeadas abóboras, família Cucurbitaceae.
Foram plantadas couves galegas (Brassica oleracea) e maracujá-maracujazeiro.
Serão plantadas ervas aromáticas/ condimentares/ ornamentais/ medicinais, tais como: a sálvia (Salvia officinalis), salsa (Petroselinum crispum), cidreira/ menta/ hortelã (género Mentha), alecrim (Sálvia rosmarinus), calêndulas (Calendula officinalis), Funcho (Foeniculum vulgare), artemísia (Artemisia vulgaris), chicória (Cichorium pumilum), espinafres (Spinacia oleracea), urtiga, alecrim (Rosmarinus officinalis), lavanda (Lavandula angustifolia), e o tomilho (Thymus vulgaris) que mantém afastadas as pragas.
Flores: violetas brancas e roxas, malvas, roseiras e trepadeiras.
Uma HortaBio e Biodiversa continuará a existir na escola D. Dinis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo pela comunidade escolar.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é recolhida para um depósito sendo posteriormente utilizada para regar as plantas da horta com um regador. Quando não há água proveniente da chuva fazemos a irrigação com mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Na horta são feitas consociações de plantas com o objetivo de evitar o ataque de pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galinha Doméstica (Gallus gallus var. domesticus).

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao lecionar aulas na horta pretendemos incentivar os alunos para o contato com a natureza, motiva-los para a prática de uma alimentação saudável e sustentável desenvolvendo atividades que promovam a consciência ecológica.
Tendo em conta que a horta é um “laboratório vivo” pretende-se promover a interdisciplinaridade, sensibilizando os professores para a realização de atividades práticas/ experimentais, nas diferentes áreas disciplinares.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividades no âmbito do Clube de Ciência Viva na Escola: BioVitis@D.Dinis.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Campo de Férias de Natal...
Campo de Férias da Páscoa...
Campo de Férias de Verão

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está delimitada por plantas autóctones, tais como: sobreiros (Quercus suber), carvalhos (Quercus rubra), pilriteiro (Crataegus monogyna), medronheiro (Arbutus unedo), e loureiro (Laurus nobilis)..., entre outras.
Próximo da Horta encontra-se um lago ...

15.1. Link para a página da horta: