Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica Infante D. Pedro (Penela)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

10

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

1ºciclo-2ºano

3.3. N.º de alunos envolvidos:

17

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

A turma tem uma brigada ecológica, com um calendário afixado, e 3 alunos por dia estão encarregues de ir verificar, regar, arranjar, o que for necessário. À quinta-feira, das 14h30 às 15h30 vai a turma toda.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos aprendem na generalidade, brincam muito, socializam e têm orgulho na mesma.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma tem uma brigada ecológica, com um calendário afixado e 3 alunos por dia estão encarregues de ir verificar, regar, arranjar, o que for necessário. À quinta-feira, das 14h30 às 15h30 vai a turma toda, repartindo-se em grupos, o da rega, da limpeza, de tirar ervas, de plantar ou semear, conforme o necessário.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo, é colocado folhas e estrume de cavalo e depois é feita a plantação.
Tudo é feito pelos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, cebolas tomates, couves, favas, aromáticas, feijão, beterraba, pepino, melão, melancia …

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não é significativo, o intuito é irem colhendo e levar à cantina da escola.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina da escola.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Mas é só a água que cai em bidões, entretanto enchem os regadores e dá para regar suculentas e outras plantas ornamentais que também temos na horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Colocamos águia e vinagre num pulverizador e sempre que necessário é usado.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sempre que o clima deixa as aulas são dadas no espaço horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: