Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos estão mais cuidadosos com os espaços verdes da escola.
Nos dias em que os legumes da horta fazem parte da ementa, nota-se que as crianças aceitam melhor a salada e a sopa.
Os alunos gostam de ajudar na manutenção do espaço. Procuram saber mais sobre os legumes, hortícolas e outras plantas que lá existem.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os professores em equipas, junto com os alunos cuidam e regam os espaços de todos.
Há 4 professores que garantem que toda a dinâmica se realize sem constrangimentos. As coordenadoras Eco-Escola participam em reuniões regulares com a Junta de Freguesia e fazem a relação de necessidades.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Todas as salas têm o "balde castanho" de recolha de resíduos orgânicos. Estes resíduos são recolhidos semanalmente pelos serviços municipais.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os desperdícios (folhas velhas e rama) são levados para uma quinta da região para alimentar os animais.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
É feita com mangueira e regadores.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
As crianças estão mais receptivas a comer os legumes e leguminosas ao almoço.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As aulas de estudo do meio tornam-se mais motivadoras e os alunos aprendem com maior facilidade ao experienciarem.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: