Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI Agualva Nº2 (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi inaugurada este ano letivo, após obras de melhoramento. Mas já usávamos o espaço como horta há vários anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

17

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

350

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Participam de forma indireta: oferecem sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os temas de estudo do meio ligados às plantas e solo são trabalhados no espaço da horta. É notória a maior motivação e interesse dos alunos.
Os alunos estão mais cuidadosos com os espaços verdes da escola.
Nos dias em que os legumes da horta fazem parte da ementa, nota-se que as crianças aceitam melhor a salada e a sopa.
Os alunos gostam de ajudar na manutenção do espaço. Procuram saber mais sobre os legumes, hortícolas e outras plantas que lá existem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as turmas/anos de escolaridade têm um espaço definido, para a plantação de legumes e há canteiros coletivos (plantas e ervas aromáticas).
Os professores em equipas, junto com os alunos cuidam e regam os espaços de todos.
Há 4 professores que garantem que toda a dinâmica se realize sem constrangimentos. As coordenadoras Eco-Escola participam em reuniões regulares com a Junta de Freguesia e fazem a relação de necessidades.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza e fresagem é assegurada pela Junta de Freguesia, bem como a reposição de terra, quando necessário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Apenas recebemos em abril o Compostor do SMAS. Mas, já tínhamos iniciado o processo de fazer composto com alguns dos resíduos orgânicos que recolhemos.
Todas as salas têm o "balde castanho" de recolha de resíduos orgânicos. Estes resíduos são recolhidos semanalmente pelos serviços municipais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas; suculentas, legumes e hortícolas: ervilhas, favas, alfaces, couves diversas, repolho, alho francês, brócolos, beterraba, espinafres, feijão...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até agora aproximadamente: 20kg de alface,4 kg de ervilhas/favas, 80 kg de couves, 5 kg de brócolos, ...

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Tudo o que recolhemos da horta é entregue ao refeitório escolar.
Os desperdícios (folhas velhas e rama) são levados para uma quinta da região para alimentar os animais.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é assegurada pelas turmas, realizada pela manhã ou ao meio da tarde.
É feita com mangueira e regadores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Realização dos espantalhos para colocar nos vários espaços da horta. Todas as turmas e grupos participaram e realizou-se no mês de abril.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colheita de ervilhas: envolvem duas turmas de 2º ano. Os alunos colheram as ervilhas e trataram da debulhar as mesmas. E entregaram no refeitório.
As crianças estão mais receptivas a comer os legumes e leguminosas ao almoço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Realização de aulas práticas junto da horta: com sementeiras, elaboração de composto, observação da constituição das plantas.
As aulas de estudo do meio tornam-se mais motivadoras e os alunos aprendem com maior facilidade ao experienciarem.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: