Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica e Secundária do Cadaval (Cadaval)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Os avós têm contribuído com o seu conhecimento ancestral, nomeadamente no que respeita a toda a dinâmica de uma horta.
Na inauguração da horta estiveram presentes representantes dos pais e encarregados de educação.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Promove a comunicação intergeracional e o conhecimento de procedimentos agrícolas ancestrais, no contacto dos alunos com os seus pais, avós e outros membros da comunidade. Contribui, deste modo, para um maior conhecimento cultural local.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
São usadas enxadas, pás, gadanhas, entre outros instrumentos tradicionais, para mobilizar o solo e proceder a limpezas.
Foi usado chorume de urtiga para fertilização.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Consociações: alho-alface; couve - tomate- hortelã; salsa - tomate.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
1 kg trigo
0,5 kg plantas aromáticas
4 kg couves
1 kg alhos
Outras culturas, como a de abóbora, estão agora a produzir.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita nas horas de menor calor, geralmente ao fim do dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
As lesmas e caracóis têm sido evitados com a colocação de cinza à volta das plantas.
Foram colocadas cascas de ovos para evitar as borboletas.
Foi usado chorume de urtiga como repelente, por exemplo, de pulgões.
Algumas das plantas da horta, como a salsa, a hortelã, o alho e os coentros, por exemplo, atraem joaninhas (que temos observado na horta com frequência) que são predadoras de diversos insetos que podem constituir pragas.
Para a presença de joaninhas, contribuiu a construção e colocação na horta de hotéis de insetos.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Durante as aulas os alunos trabalham em grupos cooperativos para a realização das diversas tarefas necessárias, sob orientação dos docentes responsáveis.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Foi realizada, em parceria com o CFAE Centro-Oeste, a Câmara Municipal do Cadaval e a QUERCUS uma Ação de Formação de Curta Duração (ACD) para os docentes da escola, sobre o que são os Polinizadores, que importância têm e ameaças existentes. A parte prática foi realizada na Horta Pedagógica e incluiu uma ação de plantação..
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Integradas na dinâmica da horta foram realizadas diversas palestras/ações de sensibilização, pelo Sr. João Vieira - "Guardião de Sementes", para alunos e docentes. Estas ações tiveram a participação de 150 alunos e de cerca de 40 docentes. Um público sempre muito curioso e interessado nos ensinamentos do Sr. João, sobre sementes antigas e a sua preservação.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
- As parcerias com o Munícipio, a QUERCUS e o CFAE Centro-Oeste.
15.1. Link para a página da horta: