Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB 2,3 Carmen Miranda (Marco de Canaveses)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Eles podem aprender sobre os diferentes tipos de plantas, como elas crescem, como interagem com
o ambiente ao redor e como contribuir para um ecossistema saudável.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
As tarefas dos alunos são: rega e retirar ervas daninhas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Tomate: 10 kg;
Pimentos: 4kg;
Nabiças: 4 kg;
Courgette: 4kg;
Pepinos: 3kg;
Espinafres: 2kg;
Morangos: 2,5kg
Ervas aromáticas: 425g
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A sopa foi confecionada com a ajuda dos alunos da sala multifuncional e posteriormente saboreada por todos. Esse projeto ocorreu várias vezes ao longo do ano letivo e gerou um impacto positivo na comunidade escolar.
Os alunos participaram na escolha da receita e na organização dos ingredientes. Cada aluno tinha tarefas específicas, como lavar, cortar os legumes, mexer a sopa e ajudar na limpeza.
Aprenderam a seguir uma receita e a utilizar os utensílios de cozinha de forma segura.
Também participaram na distribuição da sopa, servindo os membros da comunidade escolar.
Após cada evento, os alunos refletiam sobre a experiência, discutindo o que aprenderam e como poderiam melhorar na próxima vez.
O projeto promoveu a educação inclusiva, dando aos alunos da sala multifuncional a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e sociais. A preparação e o consumo da sopa ajudaram a criar um ambiente de convivência e colaboração entre alunos de diferentes turmas e idades. Promoveu a conscientização sobre alimentação saudável e a importância de uma dieta equilibrada. Fortaleceu os laços entre os membros da comunidade escolar, criando um senso de comunidade e pertencimento.
O projeto da sopa de nabiças/Espinafres mostrou-se uma iniciativa valiosa tanto para os alunos da sala multifuncional quanto para toda a comunidade escolar. Proporcionou um ambiente inclusivo e educativo, reforçando a importância da colaboração, da alimentação saudável e da sustentabilidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos do 5ºE e da sala multifuncional da escola participaram de um projeto culinário e educacional onde prepararam salada mista utilizando produtos frescos colhidos da horta pedagógica da escola (tomate, alface e pepino). Este projeto ocorreu em várias ocasiões ao longo do ano letivo, promovendo habilidades práticas, conhecimento sobre agricultura sustentável e integração comunitária. A preparação de salada mista mostrou-se uma iniciativa enriquecedora para os alunos da sala multifuncional e para toda a comunidade escolar. Promoveu a inclusão, educação ambiental, hábitos alimentares saudáveis e fortaleceu os laços comunitários, tornando-se um exemplo de como projetos escolares podem ter um impacto positivo amplo e duradouro.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos da sala multifuncional da escola prepararam chá de hortelã utilizando folhas frescas colhidas da horta pedagógica da escola. Este projeto foi realizado em diversas ocasiões ao longo do ano letivo, promovendo habilidades práticas, conhecimento sobre plantas medicinais e integração comunitária. Os alunos lavaram e prepararam as folhas de hortelã, e aprenderam a fazer chá utilizando água quente e infusão adequada. Também participaram na montagem e distribuição do chá, servindo os membros da comunidade escolar (professores e assistentes operacionais).
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: