Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Carmen Miranda (Marco de Canaveses)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

+ 10 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Sala Multifuncional (alunos com medidas adicionais)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

9

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias facultam sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Uma horta pedagógica oferece um ambiente prático para ensinar aos alunos sobre ecologia, ciclo de vida das plantas, conservação da natureza e sustentabilidade ambiental.
Eles podem aprender sobre os diferentes tipos de plantas, como elas crescem, como interagem com
o ambiente ao redor e como contribuir para um ecossistema saudável.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é regulada através de um calendário que define a ordem em que dois alunos acompanham a professora e a assistente operacional.
As tarefas dos alunos são: rega e retirar ervas daninhas.

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio da primavera um assistente operacional fez a limpeza do espaço e preparou a terra. De seguida efetuou-se a fertilização do solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os alunos reservam as cascas da fruta, passam pela cantina e recolhem resíduos orgânicos que posteriormente colocam no compostor.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Na nossa horta existem, ervas aromáticas, alface, tomate, pimento, courgette, pepinos, nabiças, espinafres e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Alface: 5kg;
Tomate: 10 kg;
Pimentos: 4kg;
Nabiças: 4 kg;
Courgette: 4kg;
Pepinos: 3kg;
Espinafres: 2kg;
Morangos: 2,5kg
Ervas aromáticas: 425g

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são consumidos pelos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada pela manhã.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas é feita mensalmente através da observação das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Sopa de Nabiças/ Espinafres
A sopa foi confecionada com a ajuda dos alunos da sala multifuncional e posteriormente saboreada por todos. Esse projeto ocorreu várias vezes ao longo do ano letivo e gerou um impacto positivo na comunidade escolar.
Os alunos participaram na escolha da receita e na organização dos ingredientes. Cada aluno tinha tarefas específicas, como lavar, cortar os legumes, mexer a sopa e ajudar na limpeza.
Aprenderam a seguir uma receita e a utilizar os utensílios de cozinha de forma segura.
Também participaram na distribuição da sopa, servindo os membros da comunidade escolar.
Após cada evento, os alunos refletiam sobre a experiência, discutindo o que aprenderam e como poderiam melhorar na próxima vez.
O projeto promoveu a educação inclusiva, dando aos alunos da sala multifuncional a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e sociais. A preparação e o consumo da sopa ajudaram a criar um ambiente de convivência e colaboração entre alunos de diferentes turmas e idades. Promoveu a conscientização sobre alimentação saudável e a importância de uma dieta equilibrada. Fortaleceu os laços entre os membros da comunidade escolar, criando um senso de comunidade e pertencimento.
O projeto da sopa de nabiças/Espinafres mostrou-se uma iniciativa valiosa tanto para os alunos da sala multifuncional quanto para toda a comunidade escolar. Proporcionou um ambiente inclusivo e educativo, reforçando a importância da colaboração, da alimentação saudável e da sustentabilidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Salada Mista
Os alunos do 5ºE e da sala multifuncional da escola participaram de um projeto culinário e educacional onde prepararam salada mista utilizando produtos frescos colhidos da horta pedagógica da escola (tomate, alface e pepino). Este projeto ocorreu em várias ocasiões ao longo do ano letivo, promovendo habilidades práticas, conhecimento sobre agricultura sustentável e integração comunitária. A preparação de salada mista mostrou-se uma iniciativa enriquecedora para os alunos da sala multifuncional e para toda a comunidade escolar. Promoveu a inclusão, educação ambiental, hábitos alimentares saudáveis e fortaleceu os laços comunitários, tornando-se um exemplo de como projetos escolares podem ter um impacto positivo amplo e duradouro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Chá de Hortelã
Os alunos da sala multifuncional da escola prepararam chá de hortelã utilizando folhas frescas colhidas da horta pedagógica da escola. Este projeto foi realizado em diversas ocasiões ao longo do ano letivo, promovendo habilidades práticas, conhecimento sobre plantas medicinais e integração comunitária. Os alunos lavaram e prepararam as folhas de hortelã, e aprenderam a fazer chá utilizando água quente e infusão adequada. Também participaram na montagem e distribuição do chá, servindo os membros da comunidade escolar (professores e assistentes operacionais).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta pedagógica da escola não é apenas um espaço de cultivo, mas um ambiente de aprendizagem multifuncional que promove a educação prática, a sustentabilidade, o envolvimento comunitário e o desenvolvimento de habilidades. A sua integração no quotidiano escolar demonstra como iniciativas ambientais podem ter um impacto positivo abrangente e duradouro na formação dos alunos e na comunidade.

15.1. Link para a página da horta: