Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Prof. Óscar Lopes (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

18 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O facto de os alunos envolvidos apresentarem um sentimento de pertença relativamente à horta, melhorou o seu desempenho nas tarefas da horta e não só.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A coordenadora do projeto, juntamente com os professores envolvidos e a assistente operacional, planificam as atividades necessárias na horta. Os alunos envolvidos, organizados em grupos, cumprem as tarefas delineadas (limpeza, decoração do espaço, rega, plantação, remoção de espécies infestantes, podas....). As Brigadas também estiveram presentes nas atividades.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo com alguma regularidade com a remoção de espécies infestantes e remoção de folhas que caem de outras plantas existentes no espaço. Há alturas em que há necessidade de remexer o solo e recorrer à sua fertilização, onde por vezes é utilizado o composto resultante da compostagem.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais biológicos, resultantes da manutenção da Horta, são colocados no compostor. Mais tarde, o composto é utilizado para fertilizar a terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, rúcula, tomate Cherry, pimentos, cebola, morangueiros, physalis, tamarillo (árvore tomate), salsa, hortelã

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Nas semanas em que os alunos ficam responsáveis pela horta, uma das suas tarefas é verificar se a rega é necessária. Noutras alturas, a coordenadora Eco-escolas e a assistente operacional ficam responsáveis por essa tarefa.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que há alguém na horta observa se há algum problema de pragas e/ou doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos do 8º ano ajudaram na organização do espaço da horta. Cerca de 18 alunos da turma (divididos em grupos), com a professora de CN, a Técnica da Lipor e da Câmara Municipal de Matosinhos, e a Coordenadora Eco-escolas, realizaram esta atividade em 3 aulas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos do 8º ano ajudaram na remoção de infestantes e poda de algumas plantas (hortênsias e physalis, por ex). Cerca de 18 alunos da turma (divididos em grupos), com a professora de CN, a Técnica da Lipor e da Câmara Municipal de Matosinhos, e a Coordenadora Eco-escolas, realizaram esta atividade em 3 aulas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do 8º ano ajudaram na limpeza da horta e na zona envolvente e utilização do compostor. Cerca de 18 alunos da turma (divididos em grupos), com a professora de CN, as Técnicas da Lipor e da Câmara Municipal de Matosinhos, e a Coordenadora Eco-escolas, realizaram esta atividade em 3 aulas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: