Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o início deste ano letivo, devido às obras referidas anteriormente

2. Área aproximada da horta (m²):

12

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Educação Visual

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta motivou os alunos para o trabalho de cuidar de um espaço da escola, com autonomia e responsabilidade. Manteve os alunos sempre entusiasmados no desempenho das suas tarefas como agentes de agricultura biológica

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é semanal, sendo as tarefas executadas alternadamente pelo grupo de alunos/professores presentes

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza inicial foi feita com o corte das herbáceas que se tinham desenvolvido. Os restos das plantas cortadas foram enterrados no local para servirem de fertilizante.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram cultivadas faveiras apenas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Cerca de 4 kg de favas

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram partilhados na sala dos professores e cada um deu o contributo que achou justo. Esta contribuição será usada para ajudar a substituir as ferramentas da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

O terreno da horta é regado com auxílio de uma mangueira com torneira que está acoplada ao reservatório de recolha de água da chuva. Esta rega é feita apenas quando não choveu o suficiente.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, é feita semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Houve pulgões que não chegaram a desenvolver-se porque, no terreno da horta, existem joaninhas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram realizadas cerca de 5 aulas neste espaço, durante este ano, com alunos de 5 turmas do 8º ano, com os respetivos professores, sendo que o objetivo foi determinar as relações inter e intra específicas entre indivíduos presentes na horta. Alguns alunos utilizaram estes dados para participar no desafio da Biodiversidade da minha escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos de uma turma do 8º ano, não incluída na atividade anterior, usaram o espaço da horta para o desafio da "Bio e Geo diversidade da minha Escola".

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Dentro deste espaço são mantidos canteiros de ervas aromáticas, bem como uma zona de pousio onde floresce um prado para atrair os polinizadores.

15.1. Link para a página da horta:

https://panecoescola.wixsite.com/panecoescola