Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha (Caminha)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 semanas

2. Área aproximada da horta (m²):

mais ou menos 50 cm

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promove o gosto pelas natureza e o cuidado com a mesma;
Estimular uma alimentação saudável;
Sentido de responsabilidade (rega);
Desenvolvimento de sentido matemático (Registo das observações e contagem do número de dias);
Conhecimento do mundo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

O grupo foi dividido em pequenos grupos e cada um deles é responsável pela rega e o registo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi utilizado fertilizante, terra e semente.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

20 feijões

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo próprio

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Através da recolha de água da chuva e de registo na tabela de observações

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Diariamente pelas crianças e adultos

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Primeiramente, as crianças colocaram terra com fertilizante. De seguida colocaram a semente e cobriram. Fazem diariamente um registo de rega e o que foi observado.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: