saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
10
2. Área aproximada da horta (m²):
400
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Português, Matemática, Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento
3.3. N.º de alunos envolvidos:
222
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Plantações sazonais, compra/venda de produtos da horta e construção de elementos para a horta. Destaca-se o envolvimento das famílias na plantação de árvores de fruto, na aquisição e confecção dos produtos cultivados, bem como na dinamização e na participação de workshops no âmbito da Horta Bio, das Plantas Aromáticas & Medicinais e da Alimentação Saudável & Sustentável.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Com o desenvolvimento da nossa horta, os alunos têm sensibilizado os familiares para a agricultura biológica, registando-se alguns casos em são desenvolvidas pequenas hortas em casa.
A horta tem permitido contextualizar e concretizar diferentes conteúdos programáticos das diferentes áreas curriculares.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está organizada por raised beds, que são atribuídas pelas diferentes turmas, sendo cada turma responsável pela fertilização e mobilização do solo, assim como pelo cultivo, rega, remoção das ervas daninhas ao longo de todo o ano. Os alunos fazem ainda a colheita e confeção dos horticulas em sopas, saladas, bolos, lanches, etc.
7. Como é feita a preparação do solo?
A preparação do solo das diferentes raised beds passa por três fases: monda das ervas, mobilização do solo com recurso a enxadas e ancinhos e fertilização de profundidade e de superfície recorrendo a estrume de cavalo.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem é feita com as ervas resultantes da monda das raised beds, pequenos ramos secos e restos de hortícolas do refeitório em compostores criados pelos alunos com o material do projeto "Devolver à terra". A responsabilidade da monitorização dos mesmos iniciou-se com alunos do 11º e 10º anos de Ciências e Tecnologias, estando há 2 anos a ser realizada pelos alunos do 1º ciclo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alfaces, favas, cebolas, alhos, beterrabas, courgete, couve coração, couve lombarda, alho francês, brócolos, pimenteiros, diversas ervas aromáticas, videiras e árvores de fruto.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Colheita ao longo do ano de:
- dezenas de alfaces e de folhas de couve galega
- dezenas de plantas aromáticas, como a salsa
- dezenas de curgetes, couves, alhos francês, bróculos, ...
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
- Confeção pelos alunos em contexto escolar.
- Workshops “Lanches Saudáveis & Sustentáveis”
- Banca de hortícolas da Horta BIO CRDL no Colégio
- Distribuição dos hortículas pela comunidade escolar
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é feita manualmente com regadores no período da manhã.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
A monitorização de pragas e doenças é feita por engenheiros agrónomos (pais de alguns alunos), sempre que necessário.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Aplicação de uma solução de urtigas (10L de água e 1kg de urtigas) no solo como fertilizante e inseticida preventivo.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Galinhas
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Pelo menos 2 vezes ao ano é feita a colheita, exposição e doação dos produtos cultivados na nossa horta à comunidade educativa.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção e degustação dos produtos da horta
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta:
https://www.facebook.com/colegiorainhadleonor/posts/pfbid02CZc6X8ZGMfJtsRuu46G4SkDMehKgjS8mNwPFg44x7TXjPLWruPmB8niRiT25LtWCl