Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola S/3 de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano passado.

2. Área aproximada da horta (m²):

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

2

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Durante as aulas em que a professora da Educação está com os alunos 1 a 2 vezes por semana.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Um dos alunos afirmou: “É bom ir para a horta. Tem sol e ouço os passarinhos. Cuido das plantinhas. “ Enzo Rodrigues, 10.º D

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A ideia de participar na dinamização da horta surgiu, em meados de janeiro, pela necessidade de envolver dois alunos de medidas adicionais estrangeiros em actividades de cariz prático.

Numa 1ª fase, fizemos germinação de plantas na sala de aula. Numa 2ª fase , avançamos para a horta. Procedemos à limpeza do espaço e à plantação de algumas plantas.Plantamos alface, salsa, coentros, hortelã, flores (coroa de rei, alegria do lar, entre outras) e morangos. Numa 3ª fase, seguiu-se o acompanhamento do crescimento das plantas e a sua rega. Gradualmente fomos colhendo o que semeamos. Aquilo que colhemos teve vários fins. Por exemplo, as flores serviram para oferecer no Dia da Mãe, as alfaces e a hortelã foram levadas pelos alunos para casa, os morangos comeram-se na escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

Foi sempre dinamizada pelos intervenientes. Numa primeira fase, foi necessário limpar a horta, na medida em estava repleta de ervas daninhas e muitas das plantinhas tinham morrido por falta de rega. Depois o projeto foi se desenvolvendo (como já foi supra referido).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foram plantadas: salsa, coentros, hortelã, flores (coroa de rei, alegria do lar, entre outras) e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade foi reduzida, mas o suficiente para cada aluno levar um ramo de flores para oferecer à mãe no dia da mãe. Foram comendo alguns morangos à medida que iam nascendo e levaram algumas alfaces para casa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo dos alunos durante as aulas e para casa de cada um deles.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: