Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta foi implementada de raiz, devido as necessidades de restruturação de espaço destinado para o cultivo das hortícolas.

2. Área aproximada da horta (m²):

Mais de 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Produção Agrícola, Mecanização Agrícola

3.3. N.º de alunos envolvidos:

48

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias encontram-se envolvidas no âmbito de aquisição de produto final, realizado semanalmente ou quando é necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Trabalho colaborativo;
- Maior interação entre os alunos das diferentes turmas ;
- Partilha de conhecimentos;
- desenvolvimento de práticas que fomentam a preservação de biodiversidade;
- Valorização de resíduos resultantes dos trabalhos na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é organizada semanalmente na base de um plano.
A horta encontra-se organizada em camalhões, assegurando rotações de culturas, preservação do solo e ainda controlo de pragas e doenças.
Todo o trabalho colaborativo por parte de alunos e funcionários é baseados nas propostas do plano semanal.

7. Como é feita a preparação do solo?

Na primeira fase de instalação da horta procedeu-se uma limpeza superficial do solo com ajuda de uma capinadeira. De seguida foi realizada fertilização com o composto orgânico produzido na exploração. Depois realizou-se mobilização mecânica, com uma charrua de aivecas e de seguida o nivelamento com grade de discos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Nas proximidades da horta existem dois compostores, onde são depositados os resíduos conforme o teor de humidade, numa proporção igual de verdes e castanhos. No entanto muitos resíduos são utilizados na alimentação de alguns animais.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Alho francês - Couve;
- Batata - Repolho;
- Alface - Alho francês;
- Cebola - Alho francês.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

130kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina escolar e Casa das Vendas.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é automática, foi instalada a rega gota a gota, o que permitiu a melhor gestão de recursos hídricos e o mesmo tempo desenvolvimento uniforme das culturas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação direta, introdução de consociação de culturas e diversas técnicas culturais.
A monitorização é feita diariamente, respeitando os "avisos agrícolas".

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

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13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Galináceos, Porcos da Índia e aves exóticas.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

As aulas da Produção Agrícola, no quais os alunos efetuaram diversas técnicas culturais.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

No âmbito das aulas do CEF Tratador de Animais em Cativeiro, foi colocado o hotel dos insetos na horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As turma do 1º ano do Curso Técnico de Agropecuária, do1º J Curso Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e do 9º ano do CEF Tratador Animais em Cativeiro elaboraram o projeto e realizaram o casal de espantalhos da nossa horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A existência da horta proporcionou o maior envolvimento e interação da nossa comunidade escolar.

15.1. Link para a página da horta:

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