Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 José Cardoso Pires (Amadora)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

20 anos (uso particular)

2. Área aproximada da horta (m²):

240

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Elementos do Clube Scientia vulgaris / Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

32

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente (quando se faz distribuição dos produtos hortícolas pelos alunos envolvidos no projeto e em reuniões de pais/encarregados de educação (1))

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Distribuição de produtos da horta pela comunidade e confeção de sopa (caldo verde) na Feira da Multiculturalidade. Utilização de composto produzido a partir de resíduos orgânicos da cantina.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Colaboração dos alunos no horário do projeto Eco-escolas com o jardineiro da escola. A repartição das tarefas é feita consoante a necessidade (limpeza da horta, rega, delimitação de canteiros, plantação, etc.)

7. Como é feita a preparação do solo?

Numa fase inicial a limpeza da horta (remoção de espécies exóticas e lixo de grande porte) foi feita pelo jardineiro, de forma a tornar o espaço mais adequado para dinamização de atividades. Posteriormente os alunos mantém o espaço limpo (recolha de resíduos - plástico, latas, papel). A mobilização é feita artesanalmente (ancinhos, pás, sacholas) e a fertilização natural (estrume e composto).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resíduos orgânicos: sobras de legumes, restos de fruta (exceção citrinos) e borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, coentros, salsa, favas, couve coração, couve galega, tomates, acelgas, cenouras, loureiro e árvores de fruto (romãzeira, nespereira, oliveira e figueira).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

No total cerca de 15 kg de produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina e comunidade educativa.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utiliza-se a água da chuva e pontualmente a mangueira, consoante a necessidade.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A turma do 8º5 está a participar no projeto "Polinizadores em ação". Quinzenalmente durante os meses de abril e maio foram realizadas 4 monitorizações de insetos polinizadores e pragas. Na horta, em pontos estratégicos (com flores abertas) foram definidos quadrados de 1m2 e feitas observações de 10min e respetivo registo dos grupos observados. Relativamente às pragas foram feitas observações regulares para investigar a presença das mesmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola - esta atividade irá realizar-se no dia 23 de maio (Feira da Multiculturalidade).
Caso seja possível enviamos ou anexamos as fotografias na data prevista.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e pratos - esta atividade irá realizar-se no dia 23 de maio (Feira da Multiculturalidade). Caso seja possível enviamos ou anexamos as fotografias na data prevista.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Efemérides (Dia da Floresta, Dia da Terra e Dia Mundial do Ambiente). Os professores de algumas disciplinas, nomeadamente, Ciências Naturais, Matemática, Português, Físico-Química e Inglês, aproveitaram o espaço da horta para abordar temáticas relacionadas com o ambiente.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Foi estabelecido contacto com a Junta de Freguesia da Mina de Água para colocar neste espaço mesas e bancos, para que os alunos possam ter um lugar de lazer e em contacto com a natureza. Na planta da horta já foram colocadas as mesas nos lugares destinados às mesmas.

15.1. Link para a página da horta: