Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

100 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Apoio ao Estudo, Clube das Ciências, Ciências Naturais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

- Na construção de comedouros, bebedouros e ninhos.
- Cedência de sementes de alguns produtos agrícolas;
- Envio de materiais para a construção do espantalho da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Despertar o interesse pela atividade agrícola;
- Conhecer as várias etapas do desenvolvimento das plantações feitas;
- Despertar a sensibilidade/responsabilidade para o cuidado da horta (importância da rega e da manutenção - limpeza de ervas daninhas);
- Fomentar o respeito pelos produtos biológicos até à chegada ao prato;
- Incentivar à prática de compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Auscultando os alunos mais interessados, que por sua vez incentivam outros.
Foram elaboradas equipas de rega e manutenção da horta, com a periocidade de três vezes por semana, podendo sofrer alterações, tendo sempre em atenção as condições climáticas.
Todos os trabalhos foram realizados sob a supervisão de adultos, nomeadamente das coordenadoras.

7. Como é feita a preparação do solo?

1º- Fertilização usando adubo orgânico;
2º - Lavrar a horta com um trator municipal;
3º - Plantação dos produtos agrícolas;
4º - Rega e Manutenção (remoção de ervas daninhas, recorrendo a enxadas e engaços).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Para o compostor, utilizou-se um plástico impermeável.
Material de ajuda à compostagem: serrim, solo e folhas secas.
Resíduos orgânicos: essencialmente cascas e caroços de fruta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Batata
- Alface
- Tomate
- Cebola
- Curgete
- Espinafres
- Morangos
- Beterraba
- Ervas Aromáticas (salsa, dois tipos de hortelã, majericão, orégãos, tomilho).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- 20 alfaces
- 4 pés de espinafres
- 4 plantas de beterraba
- 1 Saco de 30kg de batata da semente
- 6 curgetes
- 20 pés de cebola
- 15 tomateiros
- 30 morangueiros
- 6 pneus com ervas aromáticas distintas: salsa, orégãos, tomilho, hortelã pimenta, manjericão de folha larga e manjericão de folha estreita, a uma média de 4 plantas por pneu.
observação: é-nos impossível mencionar os quilogramas de produtos produzidos uma vez que nada está no ponto de colheita.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Na confecção de refeições na cantina da escola.
A amostra de morangos será distribuída pelos alunos, cuidadores da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão da rega é feita por equipas de alunos sempre acompanhados por um docente ou por um assistente operacional. A água, é puxada por motor, proveniente de um poço que se encontra tapado.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização de pragas e doenças é feita, através da visualização, sempre que estamos na horta, ora em pequenos momentos de aula como aquando da manutenção. Isto acontece pelo menos três vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confecção de sopas, saladas e outros pratos:
As batatas, as cebolas, as curgetes e os espinafres vão ser utilizados para a confecção de sopas e arroz, pelas assistentes operacionais que trabalham na cantina escolar, existente na escola;
Os tomates, as alfaces e as beterrabas irão ser utilizados para a confecção de saladas, pelas assistentes operacionais que trabalham na cantina escolar;
As ervas aromáticas irão ser incluídas na confecção de pratos para os aromatizar.
Os produtos produzidos na horta irão ser utilizados e confeccionados até esgotarem.
Nesta atividade participarão:
- 10 assistentes operacionais que irão arrancar, apanhar, transportar e confecionar os produtos na cantina.
- 80 alunos dos ATL, atividades dos tempos livres, costumam fazer a refeição do almoço, após o encerramento das atividades letivas, nos meses de julho e agosto.
Observações: Não é possível apresentar registo fotográfico da atividade porque os produtos ainda se encontram todos na horta e este questionário tem ser ser submetido hoje.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Fizeram-se três aulas na horta, com alunos do quinto, sexto e sétimo anos. No total participaram 45 alunos, divididos por três fases, e os professores acompanhantes.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Girassóis
Espantalho
Comedouros para pássaros
Bebedouros para pássaros
Ninhos para pássaros

15.1. Link para a página da horta:

http://www.cm-boticas.pt/noticias/default.php?id=jfb