Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/PE da Assomada (Santa Cruz)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde sempre ( mas a um ano que tenho contacto como coordenadora)

2. Área aproximada da horta (m²):

tem uns bons metros, ( todo o recreio da pre )

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3 professores curriculares , eu como coordenadora

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

expressão plástica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

+-60

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

os 2º anos , semanalmente vão a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

os alimentos que se conseguem colher e entregar para a refeição. e os frutos que são colhidos ( pitangas, bananas e papaia) que soa divididos por todas as crianças , nos lanches da escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Não é organizada , mas sim orientada pelos professores dos 2 º anos. são eles e seus alunos que gerem a horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

É tudo de modo natural, temos é a colaboração da Câmara municipal de santa cruz para a limpeza da mesma, ( pelo menos 2 vezes por ano).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Além de varias arvores de frutos , temos espécies temporárias , como couves, alfaces, tomateiros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não contabilizamos uma vez que conforme aparecem são consomáveis.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

o destino e consumo próprio da escola e dos alunos .

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Neste momento ainda temos a rega á mangueira ou a regador feita pelos alunos , mas a Câmara municipal de santa crus este ano colocou um sistema novo de rega automática , mas ainda não esta a funcionar.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Salada de alface penso que foram duas vezes este ano letivo . e uma sopa com as couves uma vez .

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Professor vai com seu alunos para o espaço horta e ai ensina e deixa que mexam na terra.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: