Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O projeto da estufa iniciou-se no ano letivo 2011-2012 e foi interrompido no ano letivo de 2018-2019. No ano letivo 2021-2022, apresentamos a candidatura ao projeto “A nossa horta bio”, para reconstrução da estufa e colocação da rega gota a gota.

2. Área aproximada da horta (m²):

2. 41,25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

3.2 Ciências Naturais, Cidadania e desenvolvimento e Educação Especial.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Compostagem - envolvimento dos alunos que, juntamente com as suas famílias contribuem com restos orgânicos recolhidos nas suas casas. Também são os alunos a realizam a manutenção do composto.
Vendas - vendas dos produtos à comunidade escolar e comunidade envolvente – foi realizada uma feira, “Mercadinho de São Martinho”, aberta à comunidade onde foram vendidos produtos sazonais. São também realizadas vendas pontuais aos elementos da comunidade escolar quando os produtos se encontram suficientemente desenvolvidos para serem consumidos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos referem que consomem cada vez mais produtos biológicos.
Os alunos apresentam maiores conhecimento dos princípios da agricultura biológica e da realização de práticas agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Preparação do solo: professores, funcionário da escola/junta de freguesia e alunos acompanhados pela Educação Especial
Plantação/ sementeira: alunos do 2º e 3º ciclos e os professores de Educação Especial
Manutenção: alunos do 2º e 3º ciclos, funcionários da escola e professores de Educação Especial
A aplicação do composto é efetuada periodicamente pelos alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza do espaço: retirada de infestantes e de resíduos;
Fertilização: adição de novo solo fértil e de fertilizante de cavalo; revolver a terra/solo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Através do Projeto “Devolver à Terra”, que finalizou no ano letivo anterior, a escola recebeu material para a construção de um compostor em madeira e utensílios para a sua manutenção. Reconstruído o compostor e iniciado o processo de compostagem no ano letivo 2021-2022, deu-se continuidade ao projeto. Continua a ser envolvida, pontualmente, a cozinha/refeitório com os restos de vegetais da preparação das refeições e os alunos que, juntamente com as suas famílias contribuem com restos orgânicos recolhidos periodicamente nas suas casas. Também são os alunos a realizarem a manutenção do composto.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface; couve-coração; alho francês; hortelã.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

75 kg de produtos produzidos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda dos produtos produzidos à comunidade escolar e comunidade envolvente na feira realizada - “Mercadinho de São Martinho”, aberta à comunidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É mista, com instalação de rega gota a gota numa parcela da estufa e manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Remoção de plantas infestantes sempre que se verifique a sua existência.
As espécies a plantar/ semear já foram selecionadas de acordo com consociações favoráveis.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Lagartas que atacaram as couves, foram combatidas com a aplicação de sal de cozinha e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola:
Venda dos produtos à comunidade escolar e comunidade envolvente – foi realizada uma feira, “Mercadinho de São Martinho”, aberta à comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Compostagem:
Em paralelo com as várias atividades realizadas na horta, os alunos contribuem com restos orgânicos recolhidos nas suas casas e são responsáveis pelo processo de compostagem e manutenção do composto.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Criação de canteiros de plantas aromáticas e de suculentas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=818877386908123&set=a.508053017990563