Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica do Viso (Viseu) (Viseu)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Vendas - vendas dos produtos à comunidade escolar e comunidade envolvente – foi realizada uma feira, “Mercadinho de São Martinho”, aberta à comunidade onde foram vendidos produtos sazonais. São também realizadas vendas pontuais aos elementos da comunidade escolar quando os produtos se encontram suficientemente desenvolvidos para serem consumidos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos apresentam maiores conhecimento dos princípios da agricultura biológica e da realização de práticas agrícolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Plantação/ sementeira: alunos do 2º e 3º ciclos e os professores de Educação Especial
Manutenção: alunos do 2º e 3º ciclos, funcionários da escola e professores de Educação Especial
A aplicação do composto é efetuada periodicamente pelos alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Fertilização: adição de novo solo fértil e de fertilizante de cavalo; revolver a terra/solo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
As espécies a plantar/ semear já foram selecionadas de acordo com consociações favoráveis.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Venda dos produtos à comunidade escolar e comunidade envolvente – foi realizada uma feira, “Mercadinho de São Martinho”, aberta à comunidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Em paralelo com as várias atividades realizadas na horta, os alunos contribuem com restos orgânicos recolhidos nas suas casas e são responsáveis pelo processo de compostagem e manutenção do composto.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: