Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Integrado Monte Maior (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

24

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste âmbito as famílias foram envolvidas na aquisição de sementes e plantas para a horta, sendo que foram os próprios alunos a escolher.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Aprender a respeitar e a cuidar da Natureza;
- Aprender a ter paciência;
- Aprender a trabalhar em equipa;
- Aprender sobre as diferentes plantas, o seu crescimento e os seus cuidados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias, na hora do almoço, os alunos acompanhados pela professora vão à horta tratar da sua manutenção, regar e semear/plantar algo que tenham trazido entretanto.

7. Como é feita a preparação do solo?

Primeiro foram retiradas as ervas daninhas e revirou-se o solo.
De seguida, alguns alunos colocaram na terra restos de maçã ou pera do lanche da manhã.
Depois semearam e plantaram.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- Salsa e coentros
- Couve lombarda
- Tomate
- Alface
- Cenoura
- Cebola e alho

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Neste momento ainda nenhum, pois com a temperatura irregular as colheitas não têm sido tão produtivas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Alimentação dos alunos

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Utiliza-se a mangueira do colégio, regando de manhã ou ao final do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: