Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de 5 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

18m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação física e Ciências da Natureza

3.3. N.º de alunos envolvidos:

4

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm contato com os legumes sem embalamento.
Os alunos têm contato com as diferentes fases de crescimento dos legumes.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Existe uma folha de registo da horta com a planta da mesma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Fertilização através do composto criado, cascas de ovos e borras de café do bar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos da preparação do refeitório dos alunos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, alhos, alho francês, rúcula, couves, bróculos, espinafres, favas e ervilhas.
Temos também funcho, hortelã e cravos túnicos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Consoante o produto, mas a produção é em pequena escala.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Venda dos produtos pela comunidade escolar e ainda a entrega no refeitório e bar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um deposito de 1000L junto da hora que é cheio com a recolha da água da chuva.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente é feita essa monitorização afim de ser combatida inicialmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Entrega de Espinafres ao refeitório para realização de sopa do dia.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Feira de Legumes e Horticulas:
Irá ser realizada uma feira na primavera para venda de produtos produzidos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: