Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Freiria (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe uma horta na escola desde 2009.

2. Área aproximada da horta (m²):

24 metros

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Clube “Oficina da Ciência”

3.3. N.º de alunos envolvidos:

10

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Contribuiu para que os alunos se consciencializassem da importância da agricultura biológica, encararem como uma oportunidade de aprender competências relacionadas com a área. A comunidade educativa no seu geral, ficou mais sensibilizada para a agricultura biológica e a sua importância. Deu-se primazia ao cultivo biológico e à não utilização de pesticidas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano a horta foi dinamizada pela equipa do Clube” Oficina da Ciência” que, semanalmente, cuidava da horta e do canteiro das ervas aromáticas. À 3ª feira um grupo cuidava da horta e à 5ª feira outro grupo ocupava-se do canteiro das aromáticas, cada um deles acompanhado por uma professora. Nos períodos de interrupção letiva era um auxiliar de ação educativa que ficava responsável por tomar conta da horta. A dinâmica da horta sofreu alterações relativamente aos anos anteriores porque o funcionário da CMTV que ajudava, trazendo sementes e plantas pequenas e que auxiliava tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura, faleceu, por isso tivemos que recomeçar (quase) do zero.

7. Como é feita a preparação do solo?

Através de utensílios próprios, fez-se a limpeza do terreno, removendo ervas daninhas e preparando o espaço para o cultivo. Foi regado com .

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi produzido composto utilizando-se o compostor existente na horta, onde se colocaram os verdes eos castanhos resultantes da limpeza do terreno.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves , alfaces, plantas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

6 alfaces e batatas e alhos ainda não colhidos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo da comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada pelos alunos utilizando uma torneira localizada junto ao local da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Através da observação direta efetuada pelos alunos e professoras, semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando se procedeu à apanha os produtos da horta foram disponibilizados na sala de professores.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Atualmente a área adjacente à horta encontra-se numa fase de recuperação. A estufa, onde habitualmente se produziam produtos no Inverno, este ano, como a cobertura se encontra danificada, não produziu qualquer tipo de legumes. Para não deixar cair este projeto a que aderimos há 15 anos avançámos com uma solução transitória que, esperamos , no próximo ano esteja resolvida e nos permita avançar para uma produção mais alargada a cargo da equipa dinamizadora habitual, a equipa da Educação Especial.

15.1. Link para a página da horta: