saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Existe uma horta na escola desde 2009.
2. Área aproximada da horta (m²):
24 metros
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Clube “Oficina da Ciência”
3.3. N.º de alunos envolvidos:
10
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Contribuiu para que os alunos se consciencializassem da importância da agricultura biológica, encararem como uma oportunidade de aprender competências relacionadas com a área. A comunidade educativa no seu geral, ficou mais sensibilizada para a agricultura biológica e a sua importância. Deu-se primazia ao cultivo biológico e à não utilização de pesticidas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Este ano a horta foi dinamizada pela equipa do Clube” Oficina da Ciência” que, semanalmente, cuidava da horta e do canteiro das ervas aromáticas. À 3ª feira um grupo cuidava da horta e à 5ª feira outro grupo ocupava-se do canteiro das aromáticas, cada um deles acompanhado por uma professora. Nos períodos de interrupção letiva era um auxiliar de ação educativa que ficava responsável por tomar conta da horta. A dinâmica da horta sofreu alterações relativamente aos anos anteriores porque o funcionário da CMTV que ajudava, trazendo sementes e plantas pequenas e que auxiliava tecnicamente nos procedimentos e no manuseamento dos utensílios e instrumentos de agricultura, faleceu, por isso tivemos que recomeçar (quase) do zero.
7. Como é feita a preparação do solo?
Através de utensílios próprios, fez-se a limpeza do terreno, removendo ervas daninhas e preparando o espaço para o cultivo. Foi regado com .
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Foi produzido composto utilizando-se o compostor existente na horta, onde se colocaram os verdes eos castanhos resultantes da limpeza do terreno.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Couves , alfaces, plantas aromáticas.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
6 alfaces e batatas e alhos ainda não colhidos.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo da comunidade escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A rega é realizada pelos alunos utilizando uma torneira localizada junto ao local da horta.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim. Através da observação direta efetuada pelos alunos e professoras, semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Quando se procedeu à apanha os produtos da horta foram disponibilizados na sala de professores.
Atividade 2:
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Atualmente a área adjacente à horta encontra-se numa fase de recuperação. A estufa, onde habitualmente se produziam produtos no Inverno, este ano, como a cobertura se encontra danificada, não produziu qualquer tipo de legumes. Para não deixar cair este projeto a que aderimos há 15 anos avançámos com uma solução transitória que, esperamos , no próximo ano esteja resolvida e nos permita avançar para uma produção mais alargada a cargo da equipa dinamizadora habitual, a equipa da Educação Especial.
15.1. Link para a página da horta: