Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Canaviais (Évora)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe há 5 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

14

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Em Estudo do Meio, Cidadania e desenvolvimento pessoal e Interdisciplinaridade nas áreas da OCEPE

3.3. N.º de alunos envolvidos:

238

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

13

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias colaboram quando cada turma solicita para participarem no arranjo da terra e na monda das ervas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adoram trabalhar na sua horta. Cada turma/sala faz a gestão da sua parcela e as crianças estão sempre prontas a participar em todas as fases. Mesmo durante os intervalos preferem ir para a horta do que irem brincar. Houve necessidade de fazer uma escala.
As famílias também se interessam por saber e querer ver o que está plantado /semeado. Contribuem, doando as sementes e as plantas, em fase de viveiro.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma gere a sua parcela para manter a horta bem tratada, havendo uma escala de alunos para realizarem as diferentes tarefas necessárias ao desenvolvimento dos legumes e hortaliças.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita normalmente em Janeiro/fevereiro, com a colaboração das famílias ou até pelos próprios alunos(as turmas dos mais crescidos).
São utilizados instrumentos agrícolas tradicionais: enxada, ancinho, foice, sacho.
Quanto à fertilização, é utilizado estrume de cavalo, que é oferecido pelas famílias.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com folhas secas, restos da comida da cozinha, cascas de ovos, restos das cascas da fruta (exceto citrinos) e água.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas selecionadas pelas turmas são adaptadas ao tempo/época do ano : alfaces, tomate, batata, ervas aromáticas, cenouras, couves, morangos, courgette, cebola, alhos, nabiças e espinafres.
A nível de árvores de fruto há: laranjeira, limoeiro, oliveira, romanzeira e diospiro .

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tomate - neste momento está a começar a amadurecer;
Alface- 5 a 6 Kg;
Aromáticas - 2 a 3 Kg;
Couve - 5 kg;
Batata - ainda na fase de rama;
Cenoura - estão ainda pequenas;
Morangos - 2kg, mas ainda estão mais a amadurecer;
Courgette - 4Kg;
Cebola - ainda estão em fase de crescimento e os alhos também.
Nabiças - 4 a 5 Kg
Espinafres - 3 a 4 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Todos os produtos são consumidos na cantina da escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água é feita a partir das águas das chuvas. É guardada em bidons. Depois vai para as parcelas através de tubos gota a gota ou também de forma manual, com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Felizmente não houve pragas e não foi utilizado qualquer produto nem processos químico.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

À medida que os produtos ficam em condições de serem consumidos e que estejam em quantidade suficiente para serem utilizados na cantina, ou os alunos ou as auxiliares da cantina, colhem os legumes ou as hortaliças para a confeção da sopa, da salada e dos temperos para o que for necessário.
Nesse dia a cozinheira informa qual o produto que é originário da horta. As crianças ficam muito entusiasmadas e até comem muito melhor a sopa, com "os verdes da horta" e até "são mais saborosos".

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Quando o tomate cherry (plantado pela Sala C) e as alfaces (Sala B) começaram a ficar bons para serem consumidos na salada, os alunos colheram e foram entregar à cantina da escola.
Estes legumes foram consumidos na salada do dia, para as crianças do Jardim de Infância.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos ficam mesmo muito orgulhosos e vaidosos quando são consumidos os produtos «deles» e andam frequentemente a perguntar se o legume tal ou tal "já chegam para fazer a sopa de amanhã".
Desta forma conseguem perceber melhor o ciclo de vida das plantas, as suas necessidades e a forma de consumo.

15.1. Link para a página da horta: