Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Vila das Aves (Santo Tirso)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Ensino Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

65

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Aos familiares foi pedida a colaboração com a oferta de sementes e plantas, bem como de paletes de madeira para fazer o compostor e alguns canteiros da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade educativa tomou conhecimento de formas de produção mais sustentáveis de alimentos e de formas de reaproveitamento de resíduos orgânicos para produção de composto.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada em vários talhões, cada um da responsabilidade de uma turma do oitavo ano.
Os alunos do CAA (ensino especial) são responsáveis pela compostagem e por proceder à rega diária.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização inicial foi feita com a ajuda de um trator agrícola, a limpeza feita pelos próprios alunos.
A fertilização do solo foi feita com os restos vegetais que estavam a cobrir o solo e numa segunda fase com composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é realizada com recurso aos restos vegetais da limpeza do jardim, sobretudo folhas, cascas de frutas provenientes do bar da escola, borras de café do bar da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, tomateiros, couves, pimentos, melões, girassóis.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram vendidos dentro da comunidade escolar para obter fundos para a manutenção da horta.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada por alunos e assistentes operacionais com recurso a regadores manuais e cisternas de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi feita.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Compostagem na horta. Os alunos de Educação especial realizaram todos os dias a recolha de resíduos orgânicos do bar da escola e os alunos do oitavo ano procederam à manutenção do compostor.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Sementeira e plantação. Os alunos do 8º ano durante os três meses procederam à preparação do terreno, sementeira e plantação, manutenção da horta e recolha dos produtos hortícolas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Construção e manutenção de um charco. Os alunos do 8º ano construíram um charco.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: