Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB 2,3 Julio Saúl Dias (Vila do Conde)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais ou menos 8 anos mas com funcionamento intermitente. Neste ciclo, funciona há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

40 m2 estufa

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

15

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Houve no ano transato a participação de uma avó que veio plantar uma árvore com a sua neta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Trabalhos desenvolvidos no âmbito da disciplina substitutiva de alunos da Educação Especial/Inclusiva.

7. Como é feita a preparação do solo?

Cava e adição de adubo orgânico.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Neste momento está a ser feita com folhas das árvores, restos orgânicos da cozinha e palha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura de tomate, alface, pepinos, couve penca, curgete, salsa, beterraba, flores…

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tomate: 20 Kg; couve: 15Kg; pepino: 2/3Kg; alface 5 kg; courgete 6 kg; salsa.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuído na escola

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

No ano transato, apenas uma vez foi aplicada calda bordalesa em tomate e pepino.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Míldio: calda bordalesa,

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas no espaço da estufa no âmbito do Projeto "Dar Vida à Cividade". Com o mesmo fez-se a sementeira de bolotas de Carvalho Alvarinho e Sobreiros para posterior plantação na Cividade de Bagunte, contribuindo assim para a reflorestação desta zona ardida durante um incêndio ocorrido no verão de 2023.
Participaram todas as turmas do 2.ª Ciclo (total de 316 alunos) durante as aulas de Ciência Divertida ministradas por 2 professores. A atividade operacionalizar-se-á em três momentos diferentes, um para a sementeira e dois para a monitorização do seu desenvolvimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Produção da horta (estufa) durante o ano letivo de 2022/2024.
Participaram na mesma 15 alunos da Educação Especial, um professor e um funcionário.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Articulação com o o Projeto Eco-Escolas.

15.1. Link para a página da horta: