Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Colégio Monte Flor (Oeiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Existe desde de 2011, portanto há 13 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Oficina Horta da minha Escola

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A Horta é um espaço do Colégio muito procurado pelos alunos. Estando localizada num espaço junto aos espaços exteriores onde os alunos passam muito do seu tempo livre, é sempre com entusiasmo e orgulho, que verificamos o interesse espontâneo em observarem a evolução das plantações que vão sendo feitas.
É sempre com alegria que toda a comunidade consome alimentos plantados e colhidos na nossa Horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta é da responsabilidade dos alunos do Pré-Escolar, que semanalmente em grupos de 15 alunos são responsáveis por dividirem tarefas, entre limparem, regarem, colherem, plantarem as suas plantações.
Os adultos responsáveis, entre 1 docente e 3 assistentes educativas são dividas as responsabilidades, mantendo-se cada um mais focado numa tarefa. Um dos assistentes educativos fica mais responsável pelo acompanhamento da compostagem e cuidado para evitar pragas e bichos.

7. Como é feita a preparação do solo?

No solo existe terra comprada anteriormente. O solo é tratado apenas com adubo/compostagem orgânica.
Limpamos a terra semanalmente procurando mantê-la saudável e livre de ervas não desejáveis que possam prejudicar as plantações cultivadas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Colocamos sempre que necessário cascas de fruta e legumes que são descascados diariamente na cozinha da escola e vamos alternando com terra e ervas apanhadas nos processos de limpeza dos espaços exteriores do Colégio, nomeadamente nos canteiros e na área envolvente da Horta.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ao longo do ano letivo plantámos:
Cenouras;
Couves;
Feijão;
Alfaces;
Tomateiros;
Nabos;
Cebolas;
Pimentos;
Batatas;
Morangos;
Espinafres;
ABóboras;
Salsa e
Brócolos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da Horta são sempre para consumo no Colégio, tanto dos adultos como das crianças.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada diariamente nos períodos de maior calor, os alunos responsáveis pela cuidado da Horta deslocam-se em grupos diariamente à Horta acompanhados pela Educadora responsável e verificam as necessidades diárias. Sendo que a rega é feita através da utilização de regadores ou da mangueira presente no espaço.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita a monitorização e vigia de pragas, mas felizmente não temos tido nenhuma questão com a Horta deste tipo,

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Com a colheita de diferentes legumes e frutas os mesmos foram confeccionados e consumidos no Colégio, pelos alunos e adultos.
Esta colheita e consumo realizou-se várias vezes ao longo do ano, já que foi um ano muito produtivo da nossa Horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Participámos no concurso da Espantalho promovido pela ABAE, com alunos do Pré-Escolar que desafiados a criar um Espantalho para a Horta se envolveram e empenharam nesta criação. O resultado final foi recebido com agrado por todos os alunos, que elogiaram o projeto e se mostraram empenhados em manter o Espantalho cuidado na Horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta é um espaço muito visitado por todos os grupos do Colégio, normalmente os docentes utilizam este espaço para abordarem várias temáticas associadas à vida das plantas, é frequente a Horta ser visitada e explorada pelos alunos desde a creche ao 1º ciclo.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: