Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Fieiro (Póvoa de Varzim)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

10 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

matemática; cidadania; expressões

3.3. N.º de alunos envolvidos:

80

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboraram com a limpeza da horta e com as plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos gostam muito de regar a horta, de cuidar do seu aspeto e da limpeza das ervas. Estão sempre ansiosos por saber quando podem recolher os legumes. A colaboração da associação de pais e dos familiares no envio de plantas e de ervas aromáticas, foi muito importante para que toda a comunidade se sinta envolvida.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todas as semanas há uma brigada verde composta por 5 alunos que tem a tarefa de regar e verificar se a horta necessita de algum cuidado extra. São também responsáveis por transportar o lixo orgânico da cantina e das salas de aula para o compostor.

7. Como é feita a preparação do solo?

A associação de pais ajudou nesse processo, para ajudar a retirar terra do compostor e mexer a terra. Os alunos fizeram a finalização mexendo a terra e retirando pequenas ervas daninhas...

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

É feita com cascas de fruta, pois a comida não é confecionada na cantina da escola, são apenas as cascas das frutas que são recolhidas da cantina. Alguns alunos trazem borra de café e saquinhos de chá. Colocamos também folhas secas retiradas do pequeno jardim à volta da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas; alface; alho francês; espinafres; morangueiros, aipo....

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não podemos ainda estimar.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Confecção de saladas, bolos e bolachas. Conhecerem ervas aromáticas e levarem para casa para partilharem com a família.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha da água está planeada para o 3º período. A associação de Pais está a trabalhar nesse sentido.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi feita monitorização nesse sentido, mas há um representante da associação que virá de 15 em 15 dias verificar se há alguma praga ou doença.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Plantação - Os alunos gostaram imenso de plantar e de reorganizar a horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos gostam muito de regar a horta com o regador.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos adorara etiquetar as plantas, houve um trabalho de sala de aula de pesquisa e trabalho sobre as plantas. Mas os aluno optaram apenas por desenhar e escrever o nome da planta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: