Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB Montelongo (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

20 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

25

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

350

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

23

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam levando os restos de hortaliça, cascas de fruta, folhas secas,...para os compostores. Algumas levam os produtos diariamente, outras semanalmente ou mensalmente conforme a frequência com que têm esses restos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Quando se inicia a construção da horta, para alguns alunos também é a primeira vez que mexem na terra. Alguns ficam espantados ao verem: minhocas, as raízes, a cor da terra e estão sempre a perguntar quando chega a vez deles de trabalhar na horta.
A comunidade, está sempre disponível para ajudar a sachar, arrancar as ervas daninhas, explicar o ciclo de algumas plantas e no dia da Feira de Outono participam com mais produtos e até compram o que deram.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um calendário diário de rega e a turma que tem essa tarefa rega toda a horta. Repor terra, arrancar ervas daninhas ou fazer a colheita é da responsabilidade de cada turma..

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza de lixo não orgânico é da responsabilidade de 4 alunos do 4ºano (A brigada da limpeza)
Para a sementeira/plantação arrancam-se as ervas daninhas mais altas, de seguida coloca-se um pano de algodão ,no espaço de cada turma, por cima das restantes ervas, deita-se a terra dos compostores ou que a Câmara forneceu, espalha-se tudo com o ancinho e colocam-se as sementes ou plantas que foi atribuída a cada turma. Ao longo do crescimento vai-se vendo se é necessário deitar mais substrato ou não.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas, relva dos jardins, cascas provenientes da cantina escolar, restos da fruta escolar, restos da hortaliça provenientes das casas dos alunos, ervas bravas do jardim da escola,...

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Abóboras, salsa, ervilhas, favas, milho, espinafres, couve galega, couve branca, cidreira, hortelã-chocolate, amoreira, framboeseira, macieira, pereira, oliveira, morangueiros, tangerineira, laranjeira, cerejeira, feijoeiros, alfaces, tomateiros, amores-perfeitos e acelgas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Vender à comunidade

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Os professores ou funcionários enchem os regadores nos baldes e contentores que contêm a água da chuva e um aluno de cada vez vai regando até esvaziar o seu regador e de seguida vai outro aluno continuar essa tarefa e assim sucessivamente atá toda a horta estar regada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os adultos que acompanham a rega vão vendo como estão as diversas plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

O piolho foi pulverizado com uma mistura de água, sabão rosa desfeito e vinagre.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A Feira de Outono é anual e participam cerca de 500 pessoas.
Os alunos são os vendedores (cada ano tem a sua meia hora atribuída) e as famílias e restante comunidade são os compradores. Os pais participam com os produtos dos seus terrenos ou compram e trazem para os filhos venderem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Ao longo do ano os alunos ajudam a confecionar compota e broa que depois comem ou compram e levam para casa.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Quando a alface ou os tomates estão prontos para colher faz-se uma degustação a nível de sala de aula.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.blogger.com/blog/posts/4726911351904515857?blogID=4726911351904515857