Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB de Medelo (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Aquando da colheita de produtos, convidamos as famílias a realizar uma receita saudável, que inclua esse bem alimentar e tire fotografias ao produto final.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Enriquecemos a terra com a cinza do queima tudo, as borras do café, os restos de frutas e alimentos.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
As restantes culturas ainda se encontram em processo de crescimento e maturação.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nos dias que não chove, a equipa diária de manutenção da horta usa uns regadores reciclados, recorrendo à água dos bidões.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Regressados de férias de Páscoa, realizamos na nossa escolinha, no início do mês de abril, uma "Feirinha de Primavera". Ao lado dos vários produtos agrícolas (doados pelos familiares dos alunos, colhidos nos quintais/campos dos mesmos), colhemos algumas ervas aromáticas da nossa horta e colocamo-las à venda (salsa, hortelã, ervas aromáticas e outras plantas). Desta forma, conseguimos escoar alguns produtos e angariar fundos para a realização de futuras atividades. Os alunos tiveram um papel muito importante nesta atividade, dividiram-se em grupos para negociar e vender os produtos aos seus familiares e amigos, criando assim uma verdadeira situação de negócio. Foi notório o interesse que todos os familiares mostraram nesta atividade desde o seu empenho na oferta e compra dos produtos, em manter as tradições, e a presença dos familiares e amigos das crianças nesta iniciativa.
Para todos os que colaboraram deixamos aqui o nosso agradecimento.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A escola sendo o local onde muitas crianças comem regularmente e, onde passam a maior parte do dia, tem a obrigação de assumir um papel ativo no processo de educação alimentar, como local vivo e privilegiado de aprendizagem. Desta forma, aproveitamos as alfaces, os morangos e as couves para confecionarmos algumas receitas.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Com as aulas na horta os alunos brincaram, aprenderam e cresceram. Também tocaram e sentiram as texturas das sementes, da terra, das folhas, das flores ou mesmo dos frutos. Observaram as cores, sentiram os cheiros e viram as plantas a crescer. Aprenderam com os avós a cultivar feijões, cenouras e alfaces e colocaram terra e sementes nos vasos. Plantar e regar, promoveu e facilitou um melhor desenvolvimento das suas habilidades motoras.
Foi uma ótima maneira de lhes incutir responsabilidade.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Alguns canteiros com plantações (salsa, cidreira, hortelã, morangos) realizados a partir de pneus de carros reciclados/reutilizados numa oficina da freguesia.
As placas de identificação das culturas foram realizadas em madeira, num projeto familiar, e pintadas pelos alunos da escola.
O envolvimento escola/família ficou ainda mais reforçado.
15.1. Link para a página da horta: