Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Medelo (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Como "horta" só este ano vai ser implementada. Ainda que, umas partes cultivadas em pneus reciclados, de um projeto de anos anteriores, também sejam reutilizados e adaptados a esta hortinha, agora a ser construÍda.

2. Área aproximada da horta (m²):

50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio / Educar para a Cidadania serão as áreas disciplinares que articularão com todas as outras.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

91

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Convidamos, uma vez por mês, um familiar dos alunos das cinco turmas a ajudar na limpeza da horta.
Aquando da colheita de produtos, convidamos as famílias a realizar uma receita saudável, que inclua esse bem alimentar e tire fotografias ao produto final.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta na escola foi uma excelente ferramenta para consciencializar os alunos para uma alimentação saudável e equilibrada. Com a visita dos avós na manutenção da horta, os alunos aprenderam sobre o cultivo de alimentos e os benefícios dos alimentos frescos e naturais para a sua saúde. Para além de entenderem que os alimentos não vêm simplesmente de uma prateleira do supermercado, também promoveu o cuidado com a água, o solo e a biodiversidade, estimulando a colaboração e o trabalho de equipa.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada diariamente por grupos de 6 alunos (do pré-escolar ao 4.º ano), que de acordo com o plano estabelecido, são responsáveis por regar as plantas, remover as ervas daninhas, manter o espaço limpo, confirmar a presença ou não de pragas e fazer a colheita das plantas no momento certo.

7. Como é feita a preparação do solo?

Aproveitamos a terra dos campos adjacentes da escola.
Enriquecemos a terra com a cinza do queima tudo, as borras do café, os restos de frutas e alimentos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batata, feijão, beringela, pimento, cebola, morango, couve, rabanete, tomate, pepino, abóbora, curgete, alface, erva cidreira, salsa, alho francês e alecrim. As consociações foram cultivadas de acordo com as indicações de agricultura biológica.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nesta fase já consumimos morangos, alfaces, couves, salsa, alecrim e erva cidreira (cerca de 5 kg).
As restantes culturas ainda se encontram em processo de crescimento e maturação.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para além do consumo direto pelos alunos (como os morangos, o chá de cidreira e a salsa), aproveitamos as alfaces para enriquecer as nossas saladas e as couves para o nosso caldo verde.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Reutilizamos uns bidões com a água da chuva, que usamos para a rega.
Nos dias que não chove, a equipa diária de manutenção da horta usa uns regadores reciclados, recorrendo à água dos bidões.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Os avós ensinaram aos alunos quais os sinais visíveis da presença dessas pragas ou doenças. A equipa da manutenção da horta está atenta a esses sinais que são monitorizados diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Não se aplica.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Não se aplica.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na Escola:
Regressados de férias de Páscoa, realizamos na nossa escolinha, no início do mês de abril, uma "Feirinha de Primavera". Ao lado dos vários produtos agrícolas (doados pelos familiares dos alunos, colhidos nos quintais/campos dos mesmos), colhemos algumas ervas aromáticas da nossa horta e colocamo-las à venda (salsa, hortelã, ervas aromáticas e outras plantas). Desta forma, conseguimos escoar alguns produtos e angariar fundos para a realização de futuras atividades. Os alunos tiveram um papel muito importante nesta atividade, dividiram-se em grupos para negociar e vender os produtos aos seus familiares e amigos, criando assim uma verdadeira situação de negócio. Foi notório o interesse que todos os familiares mostraram nesta atividade desde o seu empenho na oferta e compra dos produtos, em manter as tradições, e a presença dos familiares e amigos das crianças nesta iniciativa.
Para todos os que colaboraram deixamos aqui o nosso agradecimento.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de pratos:
A escola sendo o local onde muitas crianças comem regularmente e, onde passam a maior parte do dia, tem a obrigação de assumir um papel ativo no processo de educação alimentar, como local vivo e privilegiado de aprendizagem. Desta forma, aproveitamos as alfaces, os morangos e as couves para confecionarmos algumas receitas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta:
Com as aulas na horta os alunos brincaram, aprenderam e cresceram. Também tocaram e sentiram as texturas das sementes, da terra, das folhas, das flores ou mesmo dos frutos. Observaram as cores, sentiram os cheiros e viram as plantas a crescer. Aprenderam com os avós a cultivar feijões, cenouras e alfaces e colocaram terra e sementes nos vasos. Plantar e regar, promoveu e facilitou um melhor desenvolvimento das suas habilidades motoras.
Foi uma ótima maneira de lhes incutir responsabilidade.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O espantalho foi realizado com material reciclado, os regadores realizados com embalagens de detergentes.
Alguns canteiros com plantações (salsa, cidreira, hortelã, morangos) realizados a partir de pneus de carros reciclados/reutilizados numa oficina da freguesia.
As placas de identificação das culturas foram realizadas em madeira, num projeto familiar, e pintadas pelos alunos da escola.
O envolvimento escola/família ficou ainda mais reforçado.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/ebde.medelo?locale=pt_PT