Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
No ano letivo 22/23 levaram Couve Galega, já ripada - e caldo verde. Este ano letivo 23/24 levaram Couve Coração-de-Boi.
Em casa, cada família tem de confecionar o alimento recebido e tem de partilhar no grupo de WhatsApp o que foi confecionado para todos os elementos da turma verem o que fizeram.
Este ano letivo, as famílias desenvolveram ainda outro projeto "Vamos cuidar da nossa Alface". Cada aluno levou para casa uma alface. Cada aluno, juntamente com a sua família, tinha de cuidar dela e ao mesmo tempo ir registando fotograficamente o crescimento da mesma. No dia Mundial do Ambiente os alunos tinham de apresentar, numa cartolina, o crescimento da sua alface até chegar ao prato para ser comida.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- identificam mais facilmente os alimentos que vêm nos livros e e outros contextos;
- identificam melhor as partes das plantas;
- ficam sensibilizados para a prática de agricultura;
- ficam sensibilizados para as boas práticas ambientais;
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Ao longo do ano letivo, esse grupo é responsável por cuidar do espaço e daquela planta, bem como da sua colheita;
Cada grupo tem de registar sempre por vários momentos ao longo do ano letivo o crescimento e os responsáveis pelo crescimento da Planta.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- alfaces (normais e roxas);
- favas (normais)
- favas roxas
- nabiças
- cabeças de nabo
- cenouras
- cebolas
- ervilhas
- couves de coração-de-boi
- pimenteiros
- pepineiros
- courgets
- beringelas
- tomates cherry
- brócolos;
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
- ervilhas - aproximadamente 3,200Kg
- favas - aproximadamente 1,200Kg
- favas roxas - aproximadamente 1kg
- couves coração-de-boi - 31 unidades
- cebolas - 4 unidades
- os restantes alimentos ainda não foram colhidos
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Em casa, as famílias foram desafiadas a confecionarem a couve coração-de-boi como queriam, podia ser sopa, prato ou outra confeção.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Na escola - Cada grupo de alunos responsável por cada alimento colhe-o e ajuda-o a confecionar para que seja um complemento naquele dia ao prato apresentado.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Cada aluno levou para casa uma alface. Cada aluno, juntamente com a sua família, tinha de cuidar dela e ao mesmo tempo ir registando fotograficamente o crescimento da mesma. No dia Mundial do Ambiente os alunos tinham de apresentar, numa cartolina, o crescimento da sua alface até chegar ao prato para ser comida.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: