Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI Casal dos Ramos (Alcobaça)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

O projeto da Horta já está a serem implementado na nossa Escola há 3 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

10m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Saber em @ção(disiciplina criada pelo Agrupamento) + Oferta Complementar + Estudo do Meio + Matemática + Educação Artística + Português

3.3. N.º de alunos envolvidos:

31

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As Famílias são envolvidas neste projeto porque ao longo do ano letivo, conforme determinados alimentos vão sendo colhidos são enviados por cada aluno para casa.
No ano letivo 22/23 levaram Couve Galega, já ripada - e caldo verde. Este ano letivo 23/24 levaram Couve Coração-de-Boi.
Em casa, cada família tem de confecionar o alimento recebido e tem de partilhar no grupo de WhatsApp o que foi confecionado para todos os elementos da turma verem o que fizeram.

Este ano letivo, as famílias desenvolveram ainda outro projeto "Vamos cuidar da nossa Alface". Cada aluno levou para casa uma alface. Cada aluno, juntamente com a sua família, tinha de cuidar dela e ao mesmo tempo ir registando fotograficamente o crescimento da mesma. No dia Mundial do Ambiente os alunos tinham de apresentar, numa cartolina, o crescimento da sua alface até chegar ao prato para ser comida.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- melhorias nos hábitos alimentares;
- identificam mais facilmente os alimentos que vêm nos livros e e outros contextos;
- identificam melhor as partes das plantas;
- ficam sensibilizados para a prática de agricultura;
- ficam sensibilizados para as boas práticas ambientais;

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos são repartidos em vários grupos e cada grupo é responsável por cuidar de uma determinada planta;
Ao longo do ano letivo, esse grupo é responsável por cuidar do espaço e daquela planta, bem como da sua colheita;
Cada grupo tem de registar sempre por vários momentos ao longo do ano letivo o crescimento e os responsáveis pelo crescimento da Planta.

7. Como é feita a preparação do solo?

No início de cada ano letivo, a Associação de Pais da Escola é responsável por remexer a terra e adubá-la, para que posteriormente o projeto avance. Esta tarefa é depois explicada aos alunos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem ainda não está a resultar na perfeição, contudo os alunos este ano letivo perceberam que as folhas, as ervas e outros elementos da horta podem gerar um composto para fertilizar a terra.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Este ano letivo plantaram-se:
- alfaces (normais e roxas);
- favas (normais)
- favas roxas
- nabiças
- cabeças de nabo
- cenouras
- cebolas
- ervilhas
- couves de coração-de-boi
- pimenteiros
- pepineiros
- courgets
- beringelas
- tomates cherry
- brócolos;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

- alfaces - este ano não se conseguiram apanhar e comer;
- ervilhas - aproximadamente 3,200Kg
- favas - aproximadamente 1,200Kg
- favas roxas - aproximadamente 1kg
- couves coração-de-boi - 31 unidades
- cebolas - 4 unidades
- os restantes alimentos ainda não foram colhidos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

- Os produtos retirados da horta ou são confecionados na escola ou em casa de cada aluno.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é feita com água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim são monitorizadas as pragas e as doenças por parte de um adulto todas as semanas após as plantas serem colocadas na terra.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos - foi realizado 1 vez este ano letivo

Em casa, as famílias foram desafiadas a confecionarem a couve coração-de-boi como queriam, podia ser sopa, prato ou outra confeção.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas e outros pratos - foi realizado 3 vezes este ano letivo

Na escola - Cada grupo de alunos responsável por cada alimento colhe-o e ajuda-o a confecionar para que seja um complemento naquele dia ao prato apresentado.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Vamos cuidar da nossa alface

Cada aluno levou para casa uma alface. Cada aluno, juntamente com a sua família, tinha de cuidar dela e ao mesmo tempo ir registando fotograficamente o crescimento da mesma. No dia Mundial do Ambiente os alunos tinham de apresentar, numa cartolina, o crescimento da sua alface até chegar ao prato para ser comida.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: