Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB de Moreira do Rei (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

5

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Oferta Complementar (Cidadania e Desenvolvimento), Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

57

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Na preparação da terra, na plantação e na colheita, trimestralmente.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta como espaço de contacto com a natureza, permitiu à nossa comunidade escolar acompanhar o ritmo da natureza, às vezes tão difícil de perceber pelos alunos que frequentemente contactam com os produtos hortícolas nos supermercados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente cada turma fica responsável por todo o processo de manutenção, sendo a repartição de tarefas distribuída igualmente por todos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado pelos intervenientes no processo (discentes, docentes, funcionários e encarregados de educação) retirando as ervas daninhas e revolvendo a terra com pá, enxada , ancinho e as próprias mãos promovendo o contato direto com o solo.
A fertilização privilegiou as cinzas do aquecimento da escola assim como as borras do café.
A manta morta presente no outono auxiliou a fertilização natural dos solos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cenoura e alho francês/cebola/ervilhas.
Cebola e alface, beterraba, cenoura, pepino, tomate.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

15 Kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cada criança levou para casa alguns produtos da horta.
Na escola foi confecionada sopa para o almoço das crianças.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A Brigada da água promoveu a recolha da água da chuva em recipientes para posterior rega da horta.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da monitorização semanal realizada pelas turmas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção da sopa: com os produtos recolhidos na horta, os alunos procederam à higienização dos hortícolas, corte e confeção dos mesmos.
Envolveu toda a comunidade escolar e foi realizada uma vez.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula na horta: um encarregado de educação de um aluno (engenheiro agrónomo) promoveu em parceria com as docentes uma aula de campo, onde foram abordados os seguintes aspetos: tratamento do solo, tipos de sementes, fertilização, épocas favoráveis para o cultivo entre outras.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta também serviu para embelezar o espaço exterior da escola e promoveu a consciência relativa à preservação ambiental, alimentação saudável e à fomentação da responsabilidade pelo cuidado de um bem comum.

15.1. Link para a página da horta: