Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Centro Escolar de Alter do Chão (Alter do Chão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2021-2022

2. Área aproximada da horta (m²):

35 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

11

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar (Área do Conhecimento do Mundo); 1.º C.E.B. (Estudo do Meio)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Pré-escolar (3 turmas-60 crianças); 1º CEB (6 turmas- 98 alunos) e um aluno do 6ºano.

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

-A frequência das famílias é sempre que necessário;
-Colaboração dos pais, com o envio de sementes ou plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:


-Sensibilização de hábitos de alimentação saudável;
-Reconhecimento por parte dos alunos da importância da agricultura biológica;
-Os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre os cuidados a ter com as plantas;
-Os alunos identificam maior número de legumes;
Os alunos ingerem maior quantidade de legumes;
-Os alimentos da horta são entregues no refeitório e no bar da escola, para confecionar sopas e outros pratos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As turmas da Educação Pré-escolar e 1º CEB, vão à horta às quartas-feiras de forma rotativa e sempre que o tempo permite com as respetivas educadoras, professoras e auxiliares. O docente responsável pela horta, distribui as tarefas em função do que é necessário fazer nessa semana, variando entre preparar a terra, semear, plantar, regar, arrancar as ervas daninhas, colher os alimentos e entregar no refeitório e no bar.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos com ajuda de instrumentos agrícolas manuais, retiram as ervas e trabalham a terra.
Como fertilização é utilizado produtos resultantes da compostagem e estrume de cavalo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?


Materiais orgânicos recolhidos do refeitório e das áreas jardinadas; Também é utilizada palha.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?


-Ervas aromáticas: hortelã, coentros, salsa, poejos;
-Outras culturas: Couve; alface; courgette; abóbora; batata; nabiça; acelgas; favas; ervilhas; cebolas, alhos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Ervas aromáticas -1 a 2 Kg de cada;
As outras culturas - 6 a 8 Kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?


-Refeitório e Bar do Agrupamento.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?


-Há bidons para recolher a água da chuva.
-As crianças quando vão à horta regam com regadores, utilizando a água dos bidons;
Quando a água dos bidons acaba, utilizamos água da rede.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confecção de sopas e outros pratos:
Ao longo do ano os alunos com o acompanhamento dos professores responsáveis pela horta, apanharam hortícolas da horta que foram utilizados no refeitório para confecionar sopas e outros pratos. Este ano criou-se a dinâmica “Há sopa da horta no refeitório” através da colocação de cartazes no refeitório com curiosidades, imagens e declaração nutricional dos alimentos da horta utilizados na confeção da sopa desse dia.
Com os alimentos da horta foi possível confecionar: migas de acelgas, sopa de acelgas, caldo verde e sopa de nabiça. Além destes hortícolas utilizaram-se batatas, favas, alface roxa, cebolas e ervas aromáticas (salsa, coentros e hortelã).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso:
Participação no XII Concurso, “ Pequenos Cientistas”, no CCV de Estremoz. Obtivemos o 4º lugar e recebemos uma “Menção Honrosa”.
Esteve presente no concurso o aluno do 6º ano e um dos professores responsáveis pela horta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta
As turmas do 1.º CEB realizaram aulas na horta sobre germinação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

As turmas da Educação Pré-escolar participaram na elaboração do "Espantalho: INÊS", construído com materiais recicláveis e que foi colocado na Horta. As crianças envolveram-se neste projeto com muito entusiasmo.

15.1. Link para a página da horta: