Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Centro Escolar de Alter do Chão (Alter do Chão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
-Colaboração dos pais, com o envio de sementes ou plantas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
-Sensibilização de hábitos de alimentação saudável;
-Reconhecimento por parte dos alunos da importância da agricultura biológica;
-Os alunos adquiriram mais conhecimentos sobre os cuidados a ter com as plantas;
-Os alunos identificam maior número de legumes;
Os alunos ingerem maior quantidade de legumes;
-Os alimentos da horta são entregues no refeitório e no bar da escola, para confecionar sopas e outros pratos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
Como fertilização é utilizado produtos resultantes da compostagem e estrume de cavalo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais orgânicos recolhidos do refeitório e das áreas jardinadas; Também é utilizada palha.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
-Ervas aromáticas: hortelã, coentros, salsa, poejos;
-Outras culturas: Couve; alface; courgette; abóbora; batata; nabiça; acelgas; favas; ervilhas; cebolas, alhos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
As outras culturas - 6 a 8 Kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
-Refeitório e Bar do Agrupamento.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
-Há bidons para recolher a água da chuva.
-As crianças quando vão à horta regam com regadores, utilizando a água dos bidons;
Quando a água dos bidons acaba, utilizamos água da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Ao longo do ano os alunos com o acompanhamento dos professores responsáveis pela horta, apanharam hortícolas da horta que foram utilizados no refeitório para confecionar sopas e outros pratos. Este ano criou-se a dinâmica “Há sopa da horta no refeitório” através da colocação de cartazes no refeitório com curiosidades, imagens e declaração nutricional dos alimentos da horta utilizados na confeção da sopa desse dia.
Com os alimentos da horta foi possível confecionar: migas de acelgas, sopa de acelgas, caldo verde e sopa de nabiça. Além destes hortícolas utilizaram-se batatas, favas, alface roxa, cebolas e ervas aromáticas (salsa, coentros e hortelã).
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Participação no XII Concurso, “ Pequenos Cientistas”, no CCV de Estremoz. Obtivemos o 4º lugar e recebemos uma “Menção Honrosa”.
Esteve presente no concurso o aluno do 6º ano e um dos professores responsáveis pela horta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
As turmas do 1.º CEB realizaram aulas na horta sobre germinação.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: