Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica de Baltar (Paredes)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

25

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento, Geografia e Educação Especial

3.3. N.º de alunos envolvidos:

100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação colaboraram na preparação do terreno da horta e no fornecimento de adubos naturais, bem como de algumas espécies para cultivo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta surgiu no âmbito do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), tendo como principais dinamizadores os alunos que beneficiam de medidas adicionais, e do clube Eco-Escolas, de forma a desenvolver uma educação inclusiva de qualidade e para a melhoria das competências dos alunos, constituindo-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento de diferentes aprendizagens. Trabalhar uma horta escolar proporciona um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental, educação alimentar, que só poderá contribuir para o enriquecimento global dos alunos.
Posteriormente, participaram na horta algumas das turmas do 2.º e 3.º CEB, no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Ciências Naturais, Matemática e Físico-química.
A criação da horta, nestes primeiros meses, já apresentou impactes positivos, a saber:
- Criação de um ambiente de convivência e cooperação entre alunos, professores e comunidade;
- Desenvolvimento de uma consciência ambiental e alimentar;
- Melhoria no desempenho escolar dos alunos e da indisciplina, através da aprendizagem ativa;
- Reconhecer o processo de germinação/plantação e crescimento das plantas;
- Reconhecer a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos;
-Implementar práticas sustentáveis na escola;
-Utilização dos produtos colhidos na horta para atividades diversas (culinária -compotas, saquinhos de ervas aromáticas, livros de receitas, etc.).
Importa referir, que no inicio deste projeto, o espaço da horta não era respeitado pelos alunos e era frequentemente maltratado com acumulação de resíduos e danificação das culturas plantadas. Ao longo, destes 6 meses, foi realizada uma campanha de sensibilização à preservação do espaço da horta, que consistiu, também, em envolver todos os alunos da escola na manutenção da horta, para assim a preservarem e cuidarem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é realizada e organizada pelos alunos com Adequações Curriculares Significativas (ACS) que integram o Clube Eco-Escolas e com alunos de outras turmas, no âmbito das diferentes disciplinas.
Existe no horário dos alunos com ACS, horas definidas para o Clube Eco-Escolas, em que se realizaram reuniões com os docentes e direção para definir os objetivos e o cronograma do projeto, levantamento de recursos necessários (ferramentas de jardinagem, sementes, mudas, adubo, e materiais de construção para os canteiros), escolha do local da horta, preparação do solo, foram delimitados os canteiros com plantas suculentas e atualmente, estamos a construir uma cerca com madeira reciclada.
A rega da horta é realizada no primeiro tempo de aulas, da manhã, pelos alunos do CAA e alunos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de diferentes turmas.
A manutenção da horta é realizada 3.ª feira (14h30), 4.ªfeira (14H30), 5:ª feira ( 12h45) e 6.ª feira (11h55), conforme consta no horário dos alunos. Para além destes horários, em algumas aulas de outras disciplinas os alunos participam na manutenção da horta.
Atualmente, estamos (alunos do clube Eco-Escolas com ACS) a construir uma cerca com madeira reciclada.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza do solo foi realizada com a ajuda de um Encarregado de Educação, pelos alunos com ACS e alunos de outras turmas (5.ºD, 6.ºC,8.ºB, 8.ºC; 8.ºD; 8.ºE, 9.º A, 9.ºB, 9.ºC e 9.ºD).
Procedeu-se à preparação do solo, com:
• Limpeza da área escolhida, removendo entulhos e ervas daninhas;
• Análise do solo para verificar a necessidade de correção de pH ( colocação de cal viva);
• Enriquecimento do solo com adubo orgânico ( composto de cavalo) e compostagem.
Posteriormente, foram delimitados os canteiros com plantas suculentas, já que o solo era pouco nutrido e com resíduos de construção do edifício escolar. A escolha das suculentas deveu-se
a que estas armazenam água nas suas folhas, caules e raízes, o que as torna altamente eficientes no uso da água, têm sistemas radiculares robustos que ajudam a estabilizar o solo e prevenir a erosão, especialmente em terrenos inclinados ou em áreas sujeitas a ventos fortes, como é o caso do nosso terreno, muitas suculentas produzem flores que atraem polinizadores, como abelhas e borboletas, ajudando a promover a biodiversidade local e plantadas em massa, as suculentas podem ajudar a suprimir o crescimento de ervas daninhas ao cobrir o solo e competir por recursos.
Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais e no CAA foi feita a seleção de plantas adequadas ao clima e ao solo local, priorizando espécies de ciclo curto e de fácil manejo para os alunos.
Inicialmente, foi realizada a sementeira de espécies como abóbora, batata, feijão, ervas aromáticas, etc, reutilizando garrafões de água e posteriormente procedeu-se à plantação inicial com a participação dos alunos, orientados por professores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Foi solicitado um compostor à Ambisousa e realizada uma formação para docentes e alunos sobre como realizar a compostagem.
De seguida, foi escolhido o local com as condições físicas adequadas e que se localizasse junto da horta.
Os materiais castanhos e os ramos iniciais foram recolhidos nas matas que circundam o espaço escolar.
Os verdes são recolhidos na cantina da escola e pelos alunos de todas as turmas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Foi feita a seleção de plantas adequadas ao clima e ao solo local, priorizando espécies de ciclo curto e de fácil manejo para os alunos.
Inicialmente, foi realizada a sementeira de espécies como abóbora, batata, feijão, ervas aromáticas, etc, reutilizando garrafões de água e posteriormente procedeu-se à plantação inicial com a participação dos alunos, orientados por professores.
Nas aulas de geografia, foi realizada a pesquisa das espécies "amigas" a plantar e após isso plantaram-se as consociações, a saber:
- feijão e abóbora: feijão fixa nitrogénio no solo, beneficiando as outras plantas e a abóbora cobre o solo com as suas folhas grandes, ajudando a suprimir ervas daninhas e a reter a humidade;
- cenoura e cebolinho: cebolinho ajuda a repelir pragas que afetam as cenouras, as cenouras crescem bem em conjunto, melhorando a eficiência do uso do espaço;
- couve e alecrim: alecrim ajuda a repelir borboletas e traças que atacam a couve e a couve beneficia-se da redução de pragas.
- alface e espinafre: Espinafre: o espinafre pode ser plantado com a alface, pois ambas as plantas têm requisitos de solo e água semelhantes, e o espinafre pode ajudar a suprimir as ervas daninhas.
Ao longo do terreno foram plantas diferentes espécies de ervas aromáticas, escolhidas de acordo com as espécies plantadas: salsa (espécie amiga: Tomate, cenoura, cebola, morango, atrai insetos benéficos como as abelhas e as vespas), coentro (espécie amiga: batata, espinafre, repele ácaros, pulgões e besouros; atrai predadores benéficos), orégãos (espécie amiga: pimentos, berinjelas, abóboras, atraem abelhas e outros polinizadores; melhoram o crescimento das plantas companheiras) e cebolinho (espécie amiga: cenoura, tomate, roseira, couve, repele pulgões e outras pragas pequenas; melhora o crescimento e o sabor das plantas companheiras).
Foram, também, plantados morangueiros em garrafões de água.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Uma vez, que a horta , apenas tem alguns meses, a produção foi muito reduzida:
1 kg de morangos;
1,5 kg de alfaces;
300 g de couves:
250 g de ervas aromáticas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram consumidos e utilizados pelos alunos com ACS do CAA(culinária -compotas, saquinhos de ervas aromáticas, livros de receitas, etc.).

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega da horta é realizada no primeiro tempo de aulas, da manhã, pelos alunos do CAA e alunos da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, de diferentes turmas. Existe um recipiente para recolha de água da chuva e a rega é feita com regador para evitar desperdício.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foram feitas inspeções regulares, pelo menos uma vez por semana, para identificar sinais precoces de pragas e doenças, através da identificação de folhas amarelas, murchas ou manchadas; buracos nas folhas; insetos visíveis; teias de aranha; crescimento atrofiado; e sinais de fungos ou mofo.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Formigas e pulgões:
- foram removidas as plantas doentes para evitar a propagação de doenças;
- foi realizada uma mistura com alho, água e sabão natural e pulverizadas as espécies afetadas para repelir pulgões, ácaros e outras pragas;
- foi plantada hortelã: afasta formigas e pulgões.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

•Aulas de Geografia: Estudo do clima, tipos de solo, agricultura biológica, espécies amigas e distribuição das culturas pelo mundo;
•Aulas de Ciências: Utilização da horta para aulas práticas sobre botânica, ecologia e ciclos biogeoquímicos e compostagem;
•Aulas de Matemática: Cálculo de áreas dos canteiros, volumes de solo e água necessários, e acompanhamento do crescimento das plantas com gráficos e tabelas.
•Aulas de Físico- química: PH do solo.
•Aulas de Cidadania e Desenvolvimento: Discussões sobre sustentabilidade, compostagem e reciclagem.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta está situada no fundo do espaço exterior da escola, ocupando uma área de 25 m².Há uma área coberta para armazenamento de ferramentas ,um sistema de compostagem para resíduos orgânicos e a estrutura para a concretização da construção da estufa. No próximo ano letivo, já serão cultivadas espécies na estufa.
O solo da horta é pouco fértil com muitos resíduos da construção da escola. No próximo ano será importante fertilizar, ainda mais, o solo.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/aedfbp/videos/1535243210368524