Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola D. António da Costa (Almada)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

200 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento; Ciências Naturais; Português, Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

28

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Impacto muito positivo, permite aos alunos o contacto direto com as diferentes fases de crescimento das plantas e conhecimento das espécies que por norma se semeiam/plantam ao longo do ano.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os professores responsáveis têm cada um, 2 tempos semanais no horário, para realização e manutenção das tarefas necessárias.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente, a 1ªmobilização do terreno foi realizada com um trator da Junta de Freguesia. A fertilização é feita com a matéria orgânica obtida através do compostor.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos uma pilha de compostagem na horta. Os alunos trazem materiais para o compostor, como: cascas de ovos, restos de vegetais, borras de café, cinzas, pacotes de chá. Na escola apanhamos os verdes e os castanhos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve-galega, brócolos, couve-flor, couve nabo, lombardo, repolhos coração de boi, couve-de-bruxelas, tomate, courgette, abóboras, acelgas, ervilhas, favas, beterraba, rabanetes, alfaces, alho-francês, batata, batata-doce, milho, morangos, espinafres, beterraba, ervas aromáticas (coentros, salsa, alecrim, hortelã, orégãos).

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Depende do produto. Por exemplo couves das várias variedades, cerca de 10 kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Vendidos na escola aos alunos, professores, e funcionários.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, das infestantes. Quinzenalmente, arranque manual das infestantes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Mercado biológico: venda de produtos colhidos na horta com os professores responsáveis e os alunos da Oficina. Realizaram-se 3 vendas até à presente data. Os alunos participam muito bem na venda, praticam também os trocos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Oficina Horta Pedagógica: Semanalmente os alunos com necessidades educativas especiais, têm aulas de Oficina Pedagógica na Horta. Nessas aulas, cultivam-se os produtos e ensina-se algumas técnicas/práticas de cultivo. Os alunos são muito curioso e gostam de realizar os trabalhos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atelier Horta Pedagógica: Na semana do Agrupamento, organizou-se na horta um atelier na horta, aberta a toda a comunidade educativa. Realizaram-se diversas atividades, tais como fazer uma visita guiada aos alunos e os que quiseram plantaram uma planta, que podiam levar para casa ou deixar na horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Estabelecemos uma parceria com a Universidade Sénior. Semanalmente, contamos com a presença de alunos da universidade que participam nos trabalhos da horta.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.aeen.pt/2023/09/27/projeto-horta-escolar/ https://www.aeen.pt/2023/11/02/recolha-e-partilha-da-horta-escolar/ https://www.aeen.pt/2024/02/16/mercado-biologico-horta-pedagogica/