Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB1/JI da Chave (Ílhavo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Área do Conhecimento do Mundo, Matemática, Português e Expressões( musical e plástica)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

162

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que necessário e no fornecimento de produtos( Sementes, plantas, cascas de ovos e borra de café.)

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos adquiriram novos conhecimentos em diversas áreas: Ciências, Matemática, Português, Educação Visual e Música.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Os alunos aproveitam os intervalos e, também se deslocam à horta para realizar atividades no âmbito das diversas disciplinas, áreas e domínios.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é efetuada pelos adultos e alunos do pré escolar e 1º ciclo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os restos de frutas, folhas, plantas e ervas daninhas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas, cebolo, couves, alfaces, favas, ervilhas, feijão, morangueiros, cenouras, nabos, nabiças, coentros.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Foram produzidos, cerca de 10kg de produtos, sendo que as favas contribuíram com cerca de 5kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos foram vendidos ao pessoal docente e não docente da EB.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Início da manhã e durante o intervalo dos alunos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que se vai à horta, observam se as plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Caracóis. Colocaram se cascas de ovos na terra e sal no puro que separa a horta dum terreno, de onde vêm os caracóis.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Os alunos aprenderam a plantar e semear diversas plantas. As sementes e plantas foram oferecidas pela Junta de Freguesia, subsídio da Câmara Municipal (Eco Escolas) e pelos familiares dos alunos.
As crianças aprenderam a diferença entre semear e plantar.
De acordo com o mês do ano foram se semeando e plantando as diferentes espécies.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aprenderam os cuidados a ter com as plantas e horta, a colher as plantas, a pesar os produtos recolhidos e a registar o peso.
Plantaram no dia da Árvore um pessegueiro oferecido pela Câmara Municipal.
Refletiram sobre a importância das árvores/florestas e o que as destrói.
Participaram todos os alunos da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos descobriram a importância de ter um espantalho na horta.
Participaram com entusiasmo na construção do mesmo.
Foi construído no mês de março.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta motivou as crianças durante todo o ano, tendo participado com entusiasmo nas diversas etapas: a limpeza efetuada no início do ano, a plantação e sementeiras de vários produtos, arranque de ervas, rega, acompanhar o seu crescimento e no final efetuarem a recolha e pesagem dos produtos.
Como sempre, a existência da horta é motivo de satisfação, curiosidade e de situações ricas em situações de aprendizagem e significativas para as crianças.

15.1. Link para a página da horta: