Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica e Secundária Michel Giacometti (Sesimbra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

6

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Biologia; Ciências Naturais; Físico-Química; Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos passam pelo local de forma autónoma, regam os canteiros e arrancam as ervas daninhas.

Os alunos gostam de ser recompensados com alguns dos alimentos que semearam ou plantaram.

Como é um espaço que tem grande visibilidade do exterior é frequente observar os transeuntes a parar para observar o espaço e ouvir as rãs que coaxam no lago.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Workshops com a ANIME e entreajuda entre os professores das várias disciplinas e as coordenadoras do Clube Ciência Viva na Escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

Em janeiro 2023 iniciou-se a criação do spot de biodiversidade que está mencionado no projeto como “Ecossistema Michel Giacometti” e conta com a orientação científica e pedagógica da
ANIME e do Projeto Há Vida na Quinta. Esta atividade foi feita por etapas nos meses de janeiro, fevereiro, março e atualmente, abril é a parte da manutenção do espaço. Este espaço conta com
um charco, estufa, canteiro das hortícolas, sebe de arbustos e plantação de espécies autóctones. Colaboraram alunos de turmas do 5ª ao 12ºano e professores de várias disciplinas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, courgettes, tomates, beringelas, pimentos, cebola roxa e espinafre, alfazemas, murtas, giesta, hortelã, prado florido

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não foi efetuado o registo da quantidade de produtos produzidos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Distribuído pelos funcionários da escola e pelos alunos.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

É regada sempre que apresenta sinais de secura.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

VISITAS A HORTA: o "spot" de biodiversidade É local de interesse por parte de todos, que o podem visitar e cuidar livremente e de forma autónoma. Permite ainda a recolha de alguns alimentos. Todos os alunos que passaram pelo local, para trabalhar, criam laços com o próprio espaço e pretendem voltar.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Melhorias do espaço: Construção de um berçário de plantas

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Limpeza do charco; construção de abrigos de répteis e de hotéis de insetos

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

O "spot" de biodiversidade é local de interesse por parte de todos, que o podem visitar e cuidar livremente e de forma autónoma. Permite ainda a recolha de alguns alimentos. Todos os alunos que passaram pelo local, para trabalhar, criam laços com o próprio espaço e pretendem voltar.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/cienciaviva2/clube-ci-ncia-viva-9s6shmzd86skrwq0