Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola EB Viscondessa (Matosinhos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Frequência - março (início das sementeiras); 2 vezes por semana são entregues cascas de ovos.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- permite um maior conhecimento do ciclo das plantas;
- permite desenvolver o conhecimento do ciclo da compostagem;
- permite a exploração sensorial (olfato, tato, paladar) de diferentes texturas e sabores;
- permite a exploração, em sala de aula, da importância da agricultura biológica na proteção do ambiente e na promoção de hábitos de alimentação saudáveis.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Posteriormente, há a divisão de tarefas pelas turmas (escolha das sementeiras; sementeiras; limpeza e manutenção da horta; decoração).
A supervisão do cumprimento das tarefas é feita por parte dos professores responsáveis pelo projeto.
7. Como é feita a preparação do solo?
- preparação do terreno: a convite, um familiar lavrou o terreno; acrescentou-se a terra nas caixas de plantação; limpeza, cava e fertilização dos canteiros.
- Na fertilização, utilizou-se o composto produzido pela escola.
- Duas vezes por semana, os alunos que frequentam a Sala de Apoio Especializado, com a ajuda da Professora de Educação Especial, terapeuta ocupacional e assistente operacional, retiram as ervas daninhas, regam e cavam a terra.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
- São ainda depositadas as borras do café recolhidas na sala do Pessoal Doente e Não Docente;
- Resíduos secos resultantes de material que se apanha na escola (folhas secas) ou que é fornecido pelas famílias (feno, cascas de ovo) também são colocados no compostor.
- A Brigada da Compostagem verifica, duas vezes por semana, se os resíduos produzidos na sala de aula respeitam o tamanho de corte ideal para a compostagem e se são colocados apenas os resíduos corretos. A mesma brigada, semanalmente, verifica se o compostor necessita da reposição de secos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
- couves
-pimentos
-abóbora
-espinafres
-tomate
-alho francês
- feijão
-morangos
- framboesas
-amoras
- aromáticas (salsa, hortelã, orégãos, cebolinho, tomilho, rosmaninho, alfazema, alecrim)
- flores
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Sempre que possível, são sorteados 10 sacos com espinafres (aproximadamente 250 gr), salsa e hortelã; sorteamos as alfaces até terminarem.
Os morangos e as framboesas são colhidos e consumidos pelos alunos da Sala de Apoio Especializado (preparação de espetadas e de salada de fruta).
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Foram plantadas algumas flores, como cravos-túnicos, alfazema, que funcionam como repelentes naturais de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
O piolho foi borrifado com água e sabão azul. Para combater o caracol foi espalhado sal, onde foi possível, e foram colocados restos de fruta em locais estratégicos das caixas para atraí-los e retirá-los.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos da Sala de Apoio Especializado colheram os espinafres.
Foi solicitada a colaboração da Gertal no sentido de autorizarem a utilização de produtos da horta e posterior confeção pela cozinheira da empresa, e servido como sobremesa, no dia da alimentação. Todos os alunos e crianças estiveram envolvidos, pois puderam consumir um produto produzido na horta da escola.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos do 1.º ciclo, das sete turmas, realizaram diferentes tarefas: limpeza da horta, retirada do composto para fertilização, sementeiras de aromáticas; plantação de hortícolas; plantação de alfazema; plantação de um limoeiro.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos de uma das turmas pintaram uma floreira (reaproveitamento de uma conduta em cimento); colocação de terra, cedida pelas famílias, e de composto. Plantação de diferentes espécies, também oferecidas pelas famílias.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: