Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola EB Viscondessa (Matosinhos)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

7

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

estudo do meio; cidadania; conhecimento do mundo (educação pré-escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

200

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam nas dinâmicas da horta através da partilha de plantas e sementeiras, bem como são envolvidos através da entrega de "produtos" para colocar no compostor (cascas de ovos; feno).
Frequência - março (início das sementeiras); 2 vezes por semana são entregues cascas de ovos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- permite que os alunos conheçam espécies vegetais diversas;
- permite um maior conhecimento do ciclo das plantas;
- permite desenvolver o conhecimento do ciclo da compostagem;
- permite a exploração sensorial (olfato, tato, paladar) de diferentes texturas e sabores;
- permite a exploração, em sala de aula, da importância da agricultura biológica na proteção do ambiente e na promoção de hábitos de alimentação saudáveis.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Numa primeira fase, procede-se à inscrição das turmas no projeto da horta, de acordo com os interesses dos professores.
Posteriormente, há a divisão de tarefas pelas turmas (escolha das sementeiras; sementeiras; limpeza e manutenção da horta; decoração).
A supervisão do cumprimento das tarefas é feita por parte dos professores responsáveis pelo projeto.

7. Como é feita a preparação do solo?

- limpeza do terreno por parte dos alunos, professores envolvidos e auxiliares;
- preparação do terreno: a convite, um familiar lavrou o terreno; acrescentou-se a terra nas caixas de plantação; limpeza, cava e fertilização dos canteiros.
- Na fertilização, utilizou-se o composto produzido pela escola.
- Duas vezes por semana, os alunos que frequentam a Sala de Apoio Especializado, com a ajuda da Professora de Educação Especial, terapeuta ocupacional e assistente operacional, retiram as ervas daninhas, regam e cavam a terra.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

- Os restos de fruta consumidos em sala de aula são recolhidos pelos alunos e colocados, semanalmente, no compostor.
- São ainda depositadas as borras do café recolhidas na sala do Pessoal Doente e Não Docente;
- Resíduos secos resultantes de material que se apanha na escola (folhas secas) ou que é fornecido pelas famílias (feno, cascas de ovo) também são colocados no compostor.
- A Brigada da Compostagem verifica, duas vezes por semana, se os resíduos produzidos na sala de aula respeitam o tamanho de corte ideal para a compostagem e se são colocados apenas os resíduos corretos. A mesma brigada, semanalmente, verifica se o compostor necessita da reposição de secos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

- alface
- couves
-pimentos
-abóbora
-espinafres
-tomate
-alho francês
- feijão
-morangos
- framboesas
-amoras
- aromáticas (salsa, hortelã, orégãos, cebolinho, tomilho, rosmaninho, alfazema, alecrim)
- flores

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não pesamos os alimentos.

Sempre que possível, são sorteados 10 sacos com espinafres (aproximadamente 250 gr), salsa e hortelã; sorteamos as alfaces até terminarem.
Os morangos e as framboesas são colhidos e consumidos pelos alunos da Sala de Apoio Especializado (preparação de espetadas e de salada de fruta).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos são sorteados pelos alunos que os partilham com a família; consumidos pelos professores e assistentes operacionais; no dia da alimentação, um dos produtos é consumido por todos os alunos da escola como sobremesa na cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada ao início da manhã, segunda, quarta e sexta; por uma assistente operacional, e pelos alunos da Sala de Apoio Especializado, de acordo com a disponibilidade dos professores.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Semanalmente, a equipa responsável pela supervisão da horta verifica se há pragas. As ervas daninhas são retiradas das caixas de plantação e do cantinho das aromáticas.
Foram plantadas algumas flores, como cravos-túnicos, alfazema, que funcionam como repelentes naturais de pragas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Verificou-se a existência de piolho no limonete e caracóis.
O piolho foi borrifado com água e sabão azul. Para combater o caracol foi espalhado sal, onde foi possível, e foram colocados restos de fruta em locais estratégicos das caixas para atraí-los e retirá-los.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Bolo de espinafres, servido no Dia da Alimentação
Os alunos da Sala de Apoio Especializado colheram os espinafres.
Foi solicitada a colaboração da Gertal no sentido de autorizarem a utilização de produtos da horta e posterior confeção pela cozinheira da empresa, e servido como sobremesa, no dia da alimentação. Todos os alunos e crianças estiveram envolvidos, pois puderam consumir um produto produzido na horta da escola.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

LIMPEZA DA HORTA E SEMENTEIRAS
Os alunos do 1.º ciclo, das sete turmas, realizaram diferentes tarefas: limpeza da horta, retirada do composto para fertilização, sementeiras de aromáticas; plantação de hortícolas; plantação de alfazema; plantação de um limoeiro.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

CRIAÇÃO DE CANTEIRO PARA POLINIZADORES

Os alunos de uma das turmas pintaram uma floreira (reaproveitamento de uma conduta em cimento); colocação de terra, cedida pelas famílias, e de composto. Plantação de diferentes espécies, também oferecidas pelas famílias.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Destaca-se o facto de os trabalhos na horta terem iniciado mais tarde (final de fevereiro/março), dada a instabilidade do tempo. Os trabalhos da horta permitiram a aprendizagem em contexto, mantendo todos os envolvidos muito empenhados na concretização das diferentes tarefas.

15.1. Link para a página da horta:

https://padlet.com/ecoviscondessa/eb-viscondessa-uma-escola-eco-qes6ob6arlvzh89d