Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2023/24
Escola Básica D. Duarte (Viseu)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
No Inverno, na nossa região há bastante geada e é dificil manter a maioria das culturas. As que são plantadas em Abril/ Maio (dependendo das condições atmosféricas) já são colhidas depois do final das atividades letivas do 3º Período. Nessa fase, as professoras vão regar e fazer outras tarefas na horta, de forma voluntária e contam, por vezes, com o apoio de Assistentes Operacionais.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
No 2º período, iniciou-se a recolha de cascas e outros restos de vegetais do refeitório, apenas à 4ª feira, por uma questão de não perturbar o funcionamento daquele espaço.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Promover a biodiversidade nos espaços exteriores e o conhecimento das plantas que consumimos
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Pontualmente, são vendidos a alguns professores e/ ou Assistentes Operacionais. (mais no final do ano letivo, depois de terminadas as aulas).
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Em CN do 8º ano, realizámos 2 aulas de campo, sobre biodiversidade nos espaços exteriores da escola, incluindo a Horta; espécies autóctones e exóticas, deteção de invasoras.
Identificação e caraterização de relações bióticas.
No dia em que comemorámos o " Dia da Terra" - 24 de abril, uma atividade aberta à comunidade, associámo-nos ao grupo Eco-Escolas e fizemos a divulgação do projeto da horta com visitas à mesma, exposição / venda de vasos com aromáticas / medicinais.
Jogo de associação entre insetos/ plantas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: