Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2023/24

Escola Básica D. Duarte (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

6 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

45 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

CN (2º e 3º ciclos)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

6

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

---

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos que participam ativamente, envolvem-se bastante nas atividades e, frequentemente, partilham as experiências na horta, com a turma, nas aulas curriculares (ex. CN e CD)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita semanalmente, em função, muitas vezes, das condições atmosféricas.
No Inverno, na nossa região há bastante geada e é dificil manter a maioria das culturas. As que são plantadas em Abril/ Maio (dependendo das condições atmosféricas) já são colhidas depois do final das atividades letivas do 3º Período. Nessa fase, as professoras vão regar e fazer outras tarefas na horta, de forma voluntária e contam, por vezes, com o apoio de Assistentes Operacionais.

7. Como é feita a preparação do solo?

Processos manuais como cava, sacha, rega e fertilização orgânica com o composto produzido nos compostores da escola (cuja manutenção é da responsabilidade da equipa da horta)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

restos de plantas envolventes da horta, recolha e aproveitamento de cascas de fruta dos lanches/ almoços dos professores e borras de café.
No 2º período, iniciou-se a recolha de cascas e outros restos de vegetais do refeitório, apenas à 4ª feira, por uma questão de não perturbar o funcionamento daquele espaço.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

cebolas, favas, couves, alhos, espinafres e plantas aromáticas (salsa, alfazema, rosmaninho, alecrim, cidreira, hortelã pimenta, tomilho, carqueja, arruda)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

As quantidades são reduzidas (cerca de 3 Kg, total), dependendo das condições climáticas. O grande objetivo é promover, valorizar o gosto pelas atividades agricolas.
Promover a biodiversidade nos espaços exteriores e o conhecimento das plantas que consumimos

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Habitualmente, os alunos levam para casa,
Pontualmente, são vendidos a alguns professores e/ ou Assistentes Operacionais. (mais no final do ano letivo, depois de terminadas as aulas).

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Rega manual feita com água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita em cada aula/ sessão.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

A praga frequente á a lagarta da couve e é combatida com as plantas que atraem as borboletas e evitam que estas depositem os ovos nas folhas da couve.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Colaboração com o projeto da escola "Zumbidos Amigos" com o objetivo de sensibilizar os alunos para a importância dos insetos polinizadores na conservação da biodiversidade: Plantação de espécies autóctones, "amigas dos insetos"
Em CN do 8º ano, realizámos 2 aulas de campo, sobre biodiversidade nos espaços exteriores da escola, incluindo a Horta; espécies autóctones e exóticas, deteção de invasoras.
Identificação e caraterização de relações bióticas.
No dia em que comemorámos o " Dia da Terra" - 24 de abril, uma atividade aberta à comunidade, associámo-nos ao grupo Eco-Escolas e fizemos a divulgação do projeto da horta com visitas à mesma, exposição / venda de vasos com aromáticas / medicinais.
Jogo de associação entre insetos/ plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Construção e colocação de 2 hoteis de insetos na horta, no "cantinho das aromáticas".

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Compostagem. Processo descrito no questionário.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

a horta pedagógica integra o currículo dos alunos a beneficiar de medidas Adicionais de Suporte à aprendizagem e Inclusão.

15.1. Link para a página da horta:

Não temos, ainda.