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questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
5 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
35
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
5
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciências Naturais, EV, ET, História, Cidadania, Português e Educação Especial
3.3. N.º de alunos envolvidos:
78
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Ao longo de todo o processo – doando as espécies a plantar, partilhando os saberes, emprestando ferramentas agrícolas que a escola não tinha. Cedendo, através da Associação de Pais terra para misturar com o composto e "recipientes", potes de antigas oliveiras, para possibilitar o alargar da horta. Enviando também pelos alunos restos de vegetais, capsulas de café, outros, para colocar no compostor.
Adquirindo as espécies que a horta foi produzindo, nomeadamente nas feirinhas dinamizadas.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Nos alunos, nomeadamente os mais problemáticos em termos de comportamento ou nos com mais dificuldades académicas, estes conseguiram neste espaço mostrar que conseguem fazer algo bem e cuidar de algo com sucesso, quando se envolvem verdadeiramente (fomentando-lhe a autoestima e motivação para outras aprendizagens). Permitiu igualmente a todas as turmas de 5.º ano, que têm no seu currículo de CN o estudo da importância da biodiversidade, verificar a enorme quantidade de espécies vegetais existentes na escola (aumentada pelo facto de termos a horta) e ainda verificarem a fauna que a esta está associada. Permitiu ainda o desenvolvimento de projetos paralelos, como foi o desafio do espantalho o qual despoletou também a criação de uma história.
Na comunidade, o facto de termos colocado uma vez mais em prática a agricultura biológica, sem recurso a qualquer produto que prejudique o ambiente e a biodiversidade das espécies, fez com que em atividades que decorreram no contexto escolar, muitos pais ficassem intrigados e questionassem sobre procedimentos, permitindo por esta via que a educação ambiental pretendida passasse também para fora da escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Duas vezes por semana, os alunos de medidas adicionais, organizados em turnos efetuavam a monitorização e manutenção da horta orientados pela docente de educação especial. As plantações e outras atividades mais específicas eram planificadas de modo a que se envolvessem as turmas de pertença dos alunos de medidas adicionais, nomeadamente no horário ou da aula de CN ou na Oficina de C3.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os procedimentos são realizados tendo por base os princípios da agricultura biológica. Quer na preparação, quer na limpeza e mobilização do solo são apenas utilizadas ferramentas manuais, de pequena dimensão, tendo em conta que a horta se concretizou em pneus e potes de antigas oliveiras ou em sacos próprios para plantações, doados pela empresa SIRO. Todas as ervas foram cuidadosamente arrancadas (e colocadas no compostor) e posteriormente o solo foi remexido e misturado com o composto feito na escola. As ervas que iam invadindo as plantações eram controladas, sendo arrancadas cuidadosamente, mal se observavam no meio das culturas. O único fertilizante utilizado foi o composto natural assim como borras de café que era retirado de cápsulas que a comunidade educativa trazia.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Para a compostagem são utilizados materiais provenientes da manutenção dos jardins escolares (relva, folhas de árvores), bem como resíduos orgânicos recolhidos - cascas/aparas de legumes, cascas de fruta, casca de ovos, etc.- sendo estes trazidos pelos alunos, professores e do refeitório da escola. São ainda utilizadas borras de café que os alunos retiram de cápsulas de café recolhidas na escola (trazidas por alunos, professores e funcionários). Estes resíduos são colocados num compostor, oferecido pela Câmara Municipal, sendo feitas camadas alternadas (verdes, secos, e uma fina camada de solo) Sempre que necessário o “composto” é regado de modo a manter a humidade necessária à decomposição.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Ao longo do ano tivemos espécies sempre adequadas à estação do ano em causa: Começamos em outubro com plantações de alfaces, beterraba, alho francês, salsa e coentros. Mais tarde plantamos couves, espinafres e mais alfaces. Em abril o espaço da horta alargou e a chuva deu momentos de algumas tréguas, pelo que pudemos alargar a horta e fazer algumas consociações. Entre as espécies plantadas encontramos alfaces, cenouras, pimentos, beringelas e pelo meio os famosos cravos túnicos. Tínhamos ainda morangueiros, oregãos, alecrim, tomateiros, curgetes e claro algumas flores (petúnias, Lisianthus e cravinetas) de modo a atrair as abelhas e outros insetos benéficos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Uma média de 40Kg.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Venda na escola, venda na feira aberta a toda a comunidade educativa realizada no dia do agrupamento (16 de maio); alguns dos produtos são consumidos diretamente na escola pelos alunos envolvidos, no âmbito da atividade laboratório de saberes e sabores, onde os alunos com adaptações curriculares significativas aprendem a confecionar algumas sopas e pratos, promovendo a sua autonomia.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Este ano foi extremamente chuvoso e não foi necessário praticamente regar a horta. A pouca água utilizada foi recolhida em baldes nos beirais do recinto escolar virado para a horta. A água da chuva apanhada nos beirais ou que caiu diretamente no solo onde a horta crescia, acautelou a maioria das regas. Estamos em maio e continuamos a encher baldes de água nos beirais. Até ao final do ano provavelmente não precisaremos de recorrer à água da rede.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sim, duas vezes por semana é feita monitorização à horta e verifica-se se é necessário alguma intervenção.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Este ano a chuva trouxe um maior número de lesmas e caracóis que eram retirados manualmente das folhas principalmente das couves e colocados na relva dos jardins. Como trabalhamos em estruturas que não estão em contacto com o solo, torna-se mais difícil a proliferação de certas pragas. Não tivemos até ao momento nem doenças, nem piolhos nem outras pragas que obrigassem a recorrer a misturas de água com sabão/outras. A mistura das espécies (consociações), assim como as aromáticas e os cravos túnicos terão feito o seu trabalho em afastar algumas pragas.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
Nada a registar
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Feira na escola - Esta atividade realizava-se sempre que havia produtos para serem colhidos, pelo que se torna difícil dizer o número de vezes que tivemos alfaces, espinafres, alho francês beterrabas ou aromáticas à venda. Mas houve garantidamente 10 momentos desses (no mínimo).
Atividade 2:
Descrição:
Feira Na comunidade -No dia do agrupamento, 16 de maio, a Escola Secundária esteve aberta a toda a comunidade havendo representação de todos os projetos realizados ao longo do ano. em representação do projeto horta bio, foi dinamizada uma banca onde estiveram à venda os produtos produzidos na horta, tendo pais, familiares e amigos aproveitado para comprar produtos a preços mais baixos e muito mais nutritivos, produzidos na horta da escola.
Atividade 3:
Descrição:
Confeção de sopas e de outros pratos: Paralelemente à horta, realizou-se ao longo do ano uma atividade designada Laboratório de Saberes e Sabores, no qual, para além de todo um trabalho de pesquisa sobre benefícios para a saúde das espécies plantadas/cultivadas, foram também postas em prática algumas receitas. Destacam-se por exemplo, canja de legumes, um assado no forno, ou o bolo de cenoura.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Permitiu dinamizar o desfio do espantalho. A par deste projeto e no âmbito da Oficina C3 foram realizadas experiencias que passaram pela construção de estufas pequenas e que permitiu comparar a germinação de espécies em ambientes distintos.
15.1. Link para a página da horta: